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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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A Forma Como Definimos Objetivos Poderá estar Errada

Nos últimos tempos tenho pensado porque será que a maioria das pessoas não consegue definir objetivos. Cheguei a uma possível conclusão de que o problema poderá estar na forma como pensamos sobre os mesmos.

Definir objetivos é um processo inconsciente que depende do ambiente e experiências que vivemos, ao contrário de um processo consciente e de “obrigação”.

Isto poderá explicar porque as resoluções de ano novo e a criação de sessões de trabalho para encontrar novas metas não funciona. Isto não quer dizer que os objetivos não sejam importantes, mas que nos chegam através da inspiração em que não escolhemos o melhor altura. São uma espécie de momento Eureka!.

É deste modo mais importante escolher os livros que lemos, os amigos que temos, a educação que prosseguimos, as organizações em que trabalhamos, que os objetivos acabam por surgir naturalmente como uma necessidade clara, que nos impulsiona numa força motivadora.

É por isso que agora penso:

Não definimos objetivos, os objetivos é que nos definem.

Hábitos Saudáveis

O efeito do excesso de trabalho resulta em descurar as rotinas que nos poderão ajudar a recuperar a energia e manter uma mente sã. Sinto a pressão do trabalho e a fadiga a acumular-se, estando com algumas dificuldades em manter hábitos saudáveis.

Neste artigo apresento três hábitos básicos, mas essenciais, que pretendo reforçar nas próximas semanas.

1.º Hábito: manter uma alimentação equilibrada

A expressão de que “somos aquilo que comemos” é bem verdade. Quero reduzir ao essencial o consumo de gorduras e açucares que ando a abusar. Para não ser radical, existe um dia na semana (normalmente ao fim de semana) em que posso comer o que quiser.

2.º Hábito: praticar exercício regular

A minha atividade física de eleição é o yoga, em que pratico habitualmente seis dias por semana. O que está a acontecer é que nuns dias escapo ao yoga, enquanto noutros dias faço apenas algumas posturas e termino a sessão prematuramente. Quero retomar os seis dias e a prática completa.

3.º Hábito: manter contacto com a natureza

Com o verão a chegar não há desculpa para não ir à praia que é uma das minhas atividades ao ar livre favoritas. Quando não está calor, uma volta pelo parque pode ser suficiente. Esta atividade tem como bónus libertar-me dos écrans o que ajudará a uma visão mais saudável.

Estes três hábitos saudáveis não têm nada de especial e são essenciais para uma vida melhor. Porque será que muitos de nós tem tanta dificuldade com o básico?

P.S. Já a fechar e a rever este artigo lembrei-me de outro hábito útil, que é pelo menos descansar um dia por semana, sem estar ligado a qualquer forma de trabalho. Muito importante!

O Fim do Teletrabalho

Depois de cinco meses em casa, recebo a convocatório para regressar ao serviço na próxima semana.

Devo dizer que apreciei o regime de teletrabalho, porque geria o meu próprio tempo e poupei horas em deslocações. Penso que em casa também era mais produtivo no geral, pois não tinha as inevitáveis interrupções do escritório com a visita de colegas e telefonemas inevitáveis.

Somos criaturas de hábitos, e sei que me vai custar de certa forma a adaptação à nova rotina, mas nada dura para sempre e a única certeza é a incerteza das coisas. Há que adaptar e seguir em frente.

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