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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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24 Livros de Produtividade Pessoal e Gestão do Tempo em Português

Existem atualmente no mercado muitos livros direcionados à produtividade pessoal e à gestão do tempo. Se a abundância de recursos é extensa na língua inglesa, os livros originais ou traduzidos para o português são em menor número. Neste artigo apresento 24 livros disponíveis nas livrarias portuguesas na língua de Camões para quem quer aprofundar o estudo.

A ordem dos livros apresentada representa em termos gerais a sua popularidade. No entanto o grau de importância de cada livro é relativo, podendo as técnicas descritas adaptarem-se em função da situação particular de cada pessoa e as suas preferências de organização. O texto foi adaptado das respetivas editoras.

GTD - Fazer bem as coisas

1. GTD - Fazer Bem as Coisas

Em GTD – Fazer Bem as Coisas, David Allen pretende contribuir para que as pessoas eliminem o stress e a ansiedade do trabalho e das vidas pessoais para poderem dedicar mais momentos do seu dia-a-dia àquilo que gostariam de realizar. O sistema proposto pelo autor permite o desenvolvimento do hábito de capturar e registar todos os compromissos e obrigações, para não ter de lembrar-se de tudo. De igual modo, demonstra-se a importância da criação de um local central e de confiança, onde seja possível guardar todos os dados e solicitações para o respetivo acesso no momento certo.

Os-7-Habitos-das-Peoas-Altamente-Eficazes

2. Os 7 Hábitos  das  Pessoas  Altamente  Eficazes

Stephen R. Covey no seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, acredita que vencer ou fracassar é o resultado de sete hábitos principais. São estes hábitos que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das menos bem-sucedidas e daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito. Neste livro estão contidos os princípios fundamentais da eficácia - sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura.

O Projeto da  Produtividade

3. O Projeto da  Produtividade

Em O Projeto da Produtividade, Chris Bailey oferece-lhe um universo de descobertas eficazes e mais de vinte e cinco boas práticas que o ajudarão a produzir mais e com maior eficácia, nomeadamente: abrandar para trabalhar mais conscienciosamente; diminuir ou eliminar o que não é importante; aplicar a regra dos três; programar menos tempo para tarefas importantes; instaurar a regra dos vinte segundos para se distrair das distrações inevitáveis; tomar consciência do conceito de procrastinação produtiva; trabalhar nas tarefas mais difíceis e recompensadoras na altura do dia em que a energia está no pico; concentrar-se numa tarefa de cada vez, consultar o e-mail e as redes sociais apenas em alturas específicas do dia.

Os Seis Hábitos  da  Alta  Performance

4. Os Seis Hábitos  da  Alta  Performance

Brendon Burchard, em Os Seis Hábitos da Alta Performance, e a partir de um estudo feito com as pessoas que têm um sucesso acima da média, identificou seis hábitos de sucesso. Três são da esfera pessoal: procurar clareza, produzir energia e promover a necessidade; os outros três são competências sociais: aumentar a produtividade, desenvolver influência e demonstrar coragem. Cada um dos capítulos dedicados aos seis hábitos inclui fundamentos científicos, exercícios e um caminho para os implementar em termos práticos. O resultado pode refletir-se nas diferentes áreas da sua vida.

Essencialismo

5. Essencialismo

Desenvolvido por Greg McKeown, especialista em liderança e estratégia, o livro Essencialismo é a solução para controlar todas as suas escolhas, identificar as tarefas verdadeiramente importantes na sua vida e fazer menos, mas melhor. O  autor usa a experiência que obteve e as ideias que criou a partir da colaboração com os líderes de algumas das empresas mais inovadoras no mundo (Facebook, Google, Apple, Twitter, LinkedIn) para mostrar como é possível fazer sempre, e apenas, as coisas certas, tornando-se mais produtivo e bem-sucedido no trabalho, e ganhando tempo para a sua vida pessoal.

Seguindo os conselhos deste livro conseguirá simplificar a sua vida, o seu pensamento e os seus objetivos, aprendendo a rejeitar as tarefas que são supérfluas e apenas o distraem do essencial.

Deep Work

6. Deep Work

A concentração máxima é a capacidade de nos focarmos, sem distrações, numa tarefa cognitivamente exigente, para obtermos melhores resultados em menos tempo. Em Deep Work, Cal Newport debruça-se sobre estes novos tempos em que todos somos obrigados a estar ligados e permanentemente disponíveis, mergulhados em múltiplas intromissões. Dividindo este livro em duas partes, o autor demonstra na primeira parte do livro que em quase todas as profissões, cultivar uma ética baseada na concentração máxima, produzirá grandes benefícios e, para esse efeito, combina uma crítica cultural com uma série de exemplos práticos. Na segunda parte do livro é elaborado um plano de ação, baseado em quatro "regras" que irão transformar a sua mente e os seus hábitos de modo a aperfeiçoar a capacidade de concentração, em vias de se extinguir no mundo caótico em que vivemos.

SCRUM - A arted e fazer o dobro em metade do tempo

7. SCRUM - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo

Em SCRUM – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo,  Jeff Sutherland explica como aplicar o método universalmente. Qualquer empresa, da mais pequena start-up à maior multinacional, pode adotar o SCRUM. Este método baseia-se no modo real como as pessoas trabalham – e não em como elas pensam que trabalham. Em vez de organizar as tarefas linearmente, o que cria atrasos, o SCRUM cria micro-equipas e define objetivos de curto prazo; isso permite que haja uma constante reavaliação do projeto, torna o processo infinitamente mais rápido, ágil e eficiente. Como o método é ajustável à realidade, os problemas são solucionados com maior rapidez; e como não é linear, não há equipas à espera do trabalho da equipa anterior. O que se traduz num aumento do ritmo e da qualidade de trabalho.

Quando

8. Quando - Os Segredos Cientificamente Comprovados do Timing Perfeito

Todos sabemos que o timing é essencial e que tudo tem o seu momento certo. Passamos as nossas vidas a decidir quando: quando começar um negócio, quando fazer uma aula, quando levar uma relação mais a sério. Mas essas decisões são normalmente baseadas em mera intuição, ou em fatores aleatórios. Com base em investigações de fundo nas áreas da Psicologia, da Biologia e da Economia, Daniel Pink revela  em Quando – Os Segredos Cientificamente Comprovados do Timing Perfeito como encontrar o melhor momento para fazer tudo aquilo de que precisa, na sua vida pessoal e profissional. Como podemos usar os padrões ocultos da estrutura do dia para criar o horário ideal? Porque é as pausas no momento certo melhoram drasticamente a performance? Porque é que nunca devemos ir ao hospital de tarde? Porque é que cantar num coro faz tão bem como exercício físico? As respostas são surpreendentes e poderão transformar a sua vida.

4 Horas por semana

9. Quatro Horas por Semana

Tim Ferriss, para escrever 4 Horas Por Semana, passou mais de cinco anos a aprender os segredos dos "novos ricos", uma subcultura em rápida expansão que abandonou o "plano de vida-protelada", ou seja, trabalhar que nem um escravo, poupar e reformar-se. Tornou-se mestre na utilização das novas moedas - tempo e mobilidade - para criar estilos de vida luxuosos no aqui e agora. Esqueça o velho conceito de reforma e a vida eternamente protelada - não existe necessidade de esperar e há todas as razões para não o fazer. Quer o seu sonho seja escapar à lufa-lufa do quotidiano, viagens topo de gama pelo mundo inteiro, ganhar um rendimento mensal de cinco algarismos com gestão zero, quer apenas viver e trabalhar menos, este livro é o modelo para si.

Reload

10. Reload. Menos Stress.  Melhor  Performance

Em "Reload", o autor português José Soares aplica os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos no treino de atletas de alta performance ao ambiente empresarial e explica-nos o que podemos fazer para inverter esta situação, como minimizar o stress e o cansaço. Recover, refuel, rethink e reenergize, os 4 R da performance, são os pilares para sermos mais produtivos, mais saudáveis e conseguirmos um melhor equilíbrio entre as exigências profissionais e a vida pessoal e familiar.

A única coisa

11. A Única Coisa

A Única Coisa de Gary Keller e Jay Papasan é um conceito simples que defende que nos devemos concentrar no que é mais importante na nossa vida pessoal e no trabalho. Ao enfocar a sua energia numa Única Coisa de cada vez os resultados aparecem! Mais do que uma "fórmula" para viver melhor, os autores deste livro dão-lhe o segredo para viver de forma mais saudável e atingir os resultados que sempre ambicionou. Os autores revelam os passos para viver com um propósito, prioridades e produtividade e assim conseguir resultados extraordinários.

A força do hábito

12. A Força do  Hábito

Em A Força do Hábito, Charles Duhigg refere que a maioria das opções que tomamos parecem-nos resultado de decisões muito bem pensadas, mas não. São hábitos. E se cada hábito isoladamente parece pouco relevante, com o passar do tempo os alimentos que comemos, o que dizemos aos filhos, as decisões que tomamos de poupar ou gastar, a frequência com que fazemos exercício e a forma como organizamos os nossos dias, acabam por ter um impacto enorme sobre a saúde, produtividade, bem-estar económico e felicidade. Transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido. Nem sequer é simples. Mas é possível. E, hoje, graças a este livro sabemos como..

+ Eficaz, + Rápido, Melhor

13. + Eficaz, + Rápido, Melhor

Na base de "Mais Eficaz, Mais Rápido, Melhor", também do autor Charles Duhigg estão oito conceitos-chave – desde a motivação e a definição de objetivos à concentração e tomada de decisão – que explicam porque razão algumas pessoas e empresas conseguem alcançar mais do que as outras. Baseado nas últimas descobertas da neurociência, psicologia e economia comportamental – bem como nas experiências de CEOs, educadores, generais, pilotos de aviação e cantores da Broadway – este livro explica que as pessoas, empresas e organizações mais produtivas não se limitam a agir de forma diferente.

O gestor 80/20

14. O Gestor 80/20

Sabia que 80% dos lucros de uma empresa resultam de 20% dos produtos e dos clientes? 80% do êxito das empresas é determinado por 20% das suas atividades? 80% dos resultados provêm de 20% das ideias? O Gestor 80/20 é a solução para uma liderança eficaz e um guia prático fundamental para empresários, empreendedores e líderes. Com base na sua experiência como empresário e investidor de sucesso, e aplicando o Princípio 80/20 à gestão empresarial, Richard Koch apresenta dez caminhos para fazer nascer um Gestore 80/20: líderes de topo, eficazes, que não perdem tempo com burocracias nem trivialidades, mas antes se focam nas questões essenciais que trazem valor acrescentado às suas empresas — os 20% que realmente importam. Em menos horas alcance resultados extraordinários. Aprenda a simplificar os processos e saiba como rentabilizar o seu tempo.

Trabalhar pouco e bem

15. Trabalhar Pouco e  Bem

 Em Trabalhar Pouco e Bem, Jurgen Wolffrgen Wolff mostra como a concentração é a chave para alcançar objetivos e revela técnicas essenciais para aplicar num ambiente cada vez mais difuso, em que estamos a receber constantes estímulos. O autor explica como aplicar algumas teorias no dia-a-dia, qual a armadilha que condena a maior parte dos objetivos ao fracasso e como evitá-la, assim como descobrir padrões de tempo que se ajustam a cada um. Este  livro ajuda a identificar o que é mais importante e como direcionar toda a energia, sem distrações, para as tarefas propulsionadoras do sucesso. É por isso um guia indispensável para todos os que pretendem fazer mais com menos esforço.

Rework

16. Rework - Mude  Para  Sempre  o  Modo  Como  Trabalha

As reuniões são uma praga. Os planos de negócio não são aproveitados. E as estratégias a longo prazo ainda menos, porque ninguém conhece o dia de amanhã. Jason Freid e David Heinemeier Hansson em Rework – Mude para Sempre o Modo Como Trabalha “pregam” estas máximas e vivem de acordo com as mesmas. Nunca se reúnem, porque não têm propriamente escritório. E defendem que se deve trabalhar entre 10 a 40 horas por semana – mais do que isso é um mau exemplo para os colegas. Os autores criaram a 37signals com uma filosofia de trabalho revolucionária, centrada na satisfação pessoal, na produtividade, na defesa de um ideal. Uma filosofia que tem espantosos resultados práticos, e usa e abusa de uma qualidade que os portugueses têm para dar e vender: a arte da improvisação.

Alta produtividade

17. Alta Produtividade

A maioria das pessoas sente-se oprimida pelas pesadas cargas de trabalho e exigências intermináveis do seu dia-a-dia. Em Alta Produtividade, Robert Pozen desenvolveu um conjunto de princípios e práticas que o ajudaram a manter um elevado nível de produtividade. Quando a revista Harvard Business Review publicou sete entrevistas com Pozen sobre o tema da produtividade, estes textos tiveram uma resposta tão fervorosa que deram origem a um artigo sobre o tema, publicado em Maio de 2011, e posteriormente resultaram neste livro, onde se explica como focar-se nos resultados e estabelece um quadro analítico para definir prioridades. Este livro irá ajuda-o a desenvolver a sua produtividade ao longo da carreira, com base numa teoria de opções de maximização do tempo.

O poder de uma hora

18. O Poder de  Uma  Hora

Em O Poder de Uma Hora, Dave Lakhani oferece um guia prático que ajuda a concretizar a mudança, tanto ao nível pessoal como profissional. A grande exigência dos negócios deixa pouco tempo para reflexões do foro pessoal. No entanto, o autor defende que o sucesso de um líder depende não só da forma como consegue melhorar a sua organização mas, tão ou mais importante, da sua capacidade de se reinventar enquanto pessoa e melhorar questões como a gestão de tempo, as relações com os colaboradores, etc.

Sentido de urgência

19. Sentido de Urgência

John Kotter mostra em Sentido de Urgência uma atitude distinta que leve as pessoas a agarrar oportunidades e a evitar ameaças, que as faça avançar mais rápido, de modo mais inteligente e faça desaparecer aquelas atividades com menor prioridade. Com histórias dinâmicas e eficazes, o autor revela um ponto de vista diferente sobre o tipo de urgência que faz falta às organizações. Ele explica a importante diferença entre a verdadeira urgência e aquele sentimento frenético muitas vezes mal interpretado como urgência. O autor fornece táticas para aumentar a urgência, assim como para estabelecer a tolerância na empresa, com capítulos por exemplo sobre comportar-se com urgência todos os dias, ou encontrar oportunidades nas crises.

Fazer mais em menos tempo

20. Fazer Mais em  Menos  Tempo

Em Fazer Mais em Menos Tempo, Brian Moran e Michael Lennington descrevem os métodos de organização pessoal para atingir eficazmente os objetivos definidos. Os  autores  referem  que  a capacidade de execução é o segredo das pessoas bem-sucedidas. Este livro inclui um método de planeamento para atingir eficazmente os seus objetivos definindo metas de curto prazo (12 semanas),  Os autores argumentam que planeando a curto prazo é possível aumentar a sua produtividade, recuperar o controlo do seu dia,  reduzir o stresse e  atingir os objetivos mais cedo.

Gestão do Tempo

21. Gestão do Tempo

Em Gestão do Tempo, Marion E. Haynes revela que tal como a gestão de outros recursos escassos, a gestão do tempo beneficia com a análise e o planeamento. Não basta apenas entender os princípios básicos da gestão do tempo - deverá saber o seu caso em particular e de que modo utiliza o tempo e quais os problemas que enfrenta. A gestão do tempo é deste modo um processo pessoal que se deve ajustar-se a cada estilo e a cada circunstância. Independentemente dos meios que utiliza, desde uma simples agenda até à mais sofisticada tecnologia, o método escolhido tem de funcionar para si. Neste livro irá aprender a estabelecer prioridades, planear eficazmente e a controlar a utilização do seu tempo.

Ainda Não Tive Tempo

22. Ainda não Tive Tempo

Em Ainda não Tive Tempo, do autor português Gonçalo Gil Mata, é descrito que no nosso dia-a-dia somos bombardeados por uma quantidade avassaladora de informação, tarefas e urgências. Vivemos com a sensação permanente de que falta fazer qualquer coisa. O  autor  mostra que muitos dos obstáculos à produtividade podem ser evitados se compreendermos melhor como funciona a mente humana. Com uma metodologia acessível, este livro vai ajudá-lo a implementar um sistema de organização pessoal eficiente que lhe permitirá recuperar a tranquilidade e que o fará sentir-se mais realizado.

Gestão do Tempo

23. Gestão do Tempo

Em Gestão do Tempo, Polly Bird mostra como pode simplificar a sua vida gerindo melhor o seu tempo. As dicas e conselhos deste livro ajudam-no a reduzir o stress, a atingir os seus objetivos, a melhorar o seu desempenho no local de trabalho e a ter mais tempo para si. A autora oferece-lhe sugestões práticas para tomar decisões, delegar, formar a sua equipa, planear o seu tempo, reduzir papelada… e aprender a dizer “não”!

Gerir o seu tempo

24. Gerir o Seu Tempo

Em Gerir o Seu Tempo participaram especialistas nas áreas da gestão empresarial, psicologia comportamental e novas tecnologias, que colaboraram para esta edição da Harvard Business Review Press. Este livro vai guiá-lo através das noções básicas de gestão do tempo. Irá aprender a avaliar a forma como gasta o seu tempo, a fixar prioridades para as suas tarefas, a planificar a melhor altura para trabalhar em cada tipo de tarefa e evitar a procrastinação e interrupções.

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