Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

4 Estratégias para Lidar Com Pessoas Desmotivadoras

Mulher desmotivada sentada junto a mesa

Todas as melhores técnicas de gestão do tempo e produtividade do mundo não funcionam senão salvaguardarmos a nossa integridade física e emocional. A nível físico é importante ter uma vida equilibrada com alimentação adequada, atividade física e dormir bem. A nível emocional é necessário equilibrar as emoções e manter a harmonia perante as adversidades da vida.

Os lados físico e emocional estão interligados, e ao desenvolver-se um irá influenciar-se positivamente ou negativamente o outro. Por exemplo, a dificuldade em dormir é muitas vezes associada a preocupações ou ansiedade excessivas. Nestes casos, se diminuirmos a ansiedade e olharmos os problemas de um prisma diferente podemos conseguir melhorar a qualidade do sono.

Se alguns dos fatores podem ser controlados por nós, como a atividade física e alimentação adequada, já outros fatores são mais desafiantes como a preservação da motivação.

A motivação interna ou auto-motivação está dependente do próprio. Já a motivação externa é mais dificil de controlar. Não é por acaso que o segredo da alta performance dos atletas está muitas vezes associado aos seus treinadores, por providenciarem a tal motivação externa e tão necessária.

Este conceito foi transferido ao mundo dos negócios e a tantas outras áreas através do coaching, pelo seu enorme sucesso no desporto.

A semelhança dos treinadores, existem pessoas que nos conseguem motivar pelas suas palavras ou ações. Devemos procurar nos associar a este tipo de pessoas que contribuem positivamente para o nosso crescimento.

Por outro lado, existem pessoas que propositadamente ou não, nos desmotivam, e para estas é preciso arranjar estratégias, caso contrário, a nossa performance irá sofrer.

1. Evitar pessoas desmotivadoras

Sempre que possível evitar este tipo de pessoas pelas razões aparentes.

2. Falar o essencial

Senão for possível evitar indivíduos desmotivadores, falar o estritamente necessário.

3. Responder educadamente

Aqui a tentação poderá ser responder de acordo com o que o outro merece. No entanto é preciso manter o controlo para não dar pretextos à outra parte para danificar a nossa imagem.

4. Manter o foco nos objetivos

A ação dos desmotivadores pode ter por base a inveja, tentando desfocar a atenção dos nossos planos. É importante manter a direção e evitar falar dos nossos objetivos com quem não nos apoia.

A motivação é um dos fatores que mais contribui para a produtividade. Deve ser gerida de acordo, procurando pessoas que nos apoiam, e encontrando estratégias para lidar com as restantes que nos desmotivam.

Photo by Min An from Pexels

4 comentários

Comentar post