Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Reconectar com os Hábitos Diários

Lista de Hábitos - Agosto 2020

Está na altura de reciclar a minha lista de hábitos diários. Esta é uma ideia que encontrei inicialmente no blogue Kevin Habits, e que achei bastante interessante como uma forma de criar novas rotinas.

De referir que na lista não contam hábitos já formados, e que já estão plenamente engrenados no meu dia a dia, como é o exemplo das finanças pessoais com o hábito da poupança ou da literacia financeira.

Se no entanto algum dos hábitos descarrilar e for importante, será novamente adicionado à lista.

Os hábitos que pretendo acompanhar são:

  • Acordar ao primeiro toque: porque fico na cama mais de 20 minutos depois do despertador tocar e perco tempo valioso.
  • Comunicação 80/20: porque quero ouvir 80% do tempo e falar apenas 20% do restante. Este hábito é inspirado no Princípio de Pareto, ou regra 80/20, onde 80% dos resultados advêm de 20% do esforço. Falar pouco é também considerado um dos segredos da influência pessoal.
  • Caminhar de manhã e de tarde: porque é importante fazer uma pequena pausa no trabalho e exercitar o corpo.
  • Alimentação vegetariana: porque produz bem estar e dá energia. Embora não seja fundamentalista, o objetivo é confecionar mais refeições saudáveis.
  • Praticar yoga: porque quero dedicar mais tempo ao yoga, considerando que muitas vezes faço uma sessão reduzida que acaba por não ser tão eficaz.
  • Relaxar a visão através de exercícios dedicados: porque tenho uma miopia elevada e trabalho excessivamente ao perto.
  • Finalmente, contactar alguém ou dar uma palavra a um familiar ou colega: porque quero equilibrar a minha personalidade introvertida com o lado social.