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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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5 Formas de Aplicar o Mindfulness na Comunicação

Se já ouviu falar ou experimentou alguma forma de meditação mindfulness, está ciente dos inúmeros benefícios que pode trazer ao praticante.

O mindfulness é conhecido como a atenção plena, e tem inúmeros benefícios incluindo uma melhor concentração, maior consciência, maior paciência e estado de tranquilidade entre outros. Estes tipos de benefícios são considerados internos e pessoais, mas alguns aspetos importantes da prática também podem afetar positivamente a nossa experiência externa, como a comunicação.

De seguida descrevo os cinco passos que pode seguir para trazer mais mindfulness ou atenção plena à sua vida comunicativa, combinando as suas palavras com o significado que deseja transmitir.

1. Ter um compromisso claro

Quando comunicamos com os outros é importante manter um compromisso claro para centrar a sua atenção na conversa. Isto é especialmente crítico quando existem diferenças de opinião ou certas vulnerabilidades.

2. Escolher as palavras com cuidado

É fácil ser apanhado no desejo de sermos ouvidos, que perdemos a vista do que realmente queremos dizer. Quando estiver claro da sua mensagem, use um grande cuidado na escolha das palavras. Mahatma Gandhi dizia "Fale apenas se for melhor que o silêncio".

3. Ouça com muita atenção

Por mais eloquentes que sejamos, a capacidade de comunicar é tão boa quanto a capacidade de ouvir. Deixe a sua atenção repousar completamente nas palavras do outro. Sempre que os pensamentos ameacem distrai-lo, volte gentilmente ao ato de ouvir e centre a sua consciência novamente no que o outro diz.

4. A conexão é o seu guia

A comunicação é muito mais do que as palavras trocadas entre duas ou mais pessoas; inclui linguagem corporal, tom vocal, ritmo e outros. Ao envolver-se no ato da comunicação, pratique a sintonia com a outra pessoa. Elimine as distrações e permita conectar-se completamente.

5. Não se esqueça de respirar

Na prática do mindfulness, a respiração é uma das ferramentas mais importantes. Ajuda a libertar os nossos pensamentos e a entrar na experiência da vida, movendo-nos da impulsividade para a intencionalidade. Quando comunica com outras pessoas, lembre-se de se conectar com a respiração e use-a como uma maneira de ajudá-lo a realizar as quatro etapas anteriores.

A comunicação eficaz é uma competência valiosa que exige esforço, intenção e muita prática. Ao expandir o mindfulness ou atenção plena da meditação interna para as conversas diárias com os outros, tornará-se um melhor comunicador e enriquecerá os seus relacionamentos pelo caminho.

Artigo adaptado de Five Simple Ways to Start Communicating More Mindfully, Psychology Today

Microsoft To-Do: Introdução e Descrição da Interface da Aplicação

Micorsoft To-Do - Interface principal de aplicação

O Microsoft To-Do é uma aplicação gratuita de gestão de tarefas que prima pela sua simplicidade e funcionalidade, sendo atualmente uma alternativa viável para aqueles que pretendam gerir melhor o tempo e aumentar a produtividade pessoal.

Neste artigo vou fazer uma introdução e descrição da interface da aplicação.

Interface principal

O meu dia (número 1) – aqui são apresentadas as tarefas selecionadas para o dia. Se clicar no símbolo da lâmpada (número 2) é mostrada uma sugestão de tarefas para executar, normalmente as tarefas com datas de conclusão para o dia ou tarefas atrasadas.

Importante (número 3)  – todas as tarefas assinaladas com estrela aparecem nesta lista.

Planeado (número 4)  – todas as tarefas com datas de conclusão encontram-se nesta lista.

Tarefas (número 5)  – todas as tarefas que não têm listas atribuídas são inseridas aqui.

Nova lista (número 6)  – clicar aqui para criar uma nova lista. Uma lista é um conjunto de tarefas, e pode atribui o nome que pretender.

Novo grupo (número 7)  – pode criar um novo grupo de listas de tarefas clicando aqui.

Adicionar uma tarefa (número 8)  – aqui são adicionadas novas tarefas às listas ativas.

Microsot To-Do: Interface das definições da aplicação

 

Interface das definições

Ao clicar no seu perfil tem acesso às definições da aplicação onde pode configurar a apresentação da mesma

Tema (número 9)  – pode escolher entre o tema claro, escuro ou do Windows.

Listas inteligentes (número 10)  – na interface principal tenho ativas duas listas inteligentes: importante e planeado, Pode selecionar outras listas como concluídas, tudo ou atribuídas a si se trabalhar em colaboração com outros no Microsoft To-Do.

Termina assim o artigo de Introdução e descrição da interface da aplicação.

Artigos relacionados

  1. A app que veio substituir o wunderlist (este artigo).
  2. Introdução e descrição da interface da aplicação.
  3. Como criar listas de tarefas que funcionem.
  4. Como atribuir datas às tarefas da forma correta.
  5. Como dividir tarefas maiores em passos mais pequenos e manejáveis.
  6. Como selecionar as tarefas a executar e começar o dia da melhor forma.
  7. Como acompanhar objetivos e hábitos com a ajuda das listas de tarefas.

Se achar este artigo útil para a sua gestão do tempo faça um comentário. Se houver interesse suficiente, continuarei esta serie de artigos dedicado à criação e gestão de listas de tarefas no Microsoft To-Do.

 

O Que o Ashtanga Yoga e o Day Trading Têm em Comum?

Praticante de yoga | Trader com computadores

Esta pergunta poderá intrigar o leitor, porque à partida nunca pensaria relacionar a prática do yoga com o investimento nos mercados financeiros ou trading.

Nas disciplinas do yoga e trading existem vários sistemas e filosofias, pelo que neste artigo desenvolvo os principais pontos quem unem o ashtanga yoga ao day trading, ambos métodos que prático.

1. O ashtanga yoga e o day trading são conhecidos como as formas mais difíceis dentro de cada especialidade

O ashtanga yoga é constituído por uma sequência de 72 posturas existentes fisicamente, ligadas entre si por movimento e coordenação da respiração, o o que requer uma grande estamina do praticante.

No day trading negoceiam-se títulos financeiros, aproveitando as flutuações diárias de preço, entrado e saído de várias posições no mesmo dia, o que implica a tomada de decisão rápida, com a gestão de emoções complexas como o medo e a ganância.

2. Praticados diariamente

O ashtanga yoga e o day trading são praticados diariamente. A única exceção é um dia de descanso semanal no caso do ashtanga (habitualmente ao sábado ou domingo) e ao fim de semana no caso do trading em que os mercados estão fechados.

3. Foco numa única sequência de posturas ou titulo

No ashtanga yoga é praticado sempre a mesma sequência de posturas todos os dias. Só quando o praticante dominar a primeira sequência de posturas passa para a seguinte. Isto poderá levar anos a acontecer ou mesmo nunca ocorrer.

Na estratégia de day trading que utilizo só negoceio uma unica ação. Isto permite conhecer o "temperamento" de cada título em profundidade, só acrescentando outro título se conseguir retirar o máximo de rentabilidade do primeiro. Como no ashtanga, isto pode lavar anos ou mesmo nunca acontecer.

O praticante só precisa de uma sequência de yoga, como o trader só precisa de uma ação para ter sucesso. O que importa é a viagem, e não o destino.

4. 1% teoria e 99% prática

O criador do método do ashtanga yoga, Shri K. Pattabhi Jois (1915-2009), dizia que o ashtanga é 1% teoria e 99% prática. Isto quer dizer por mais que tentemos ler e aprender sobre o método, nada substitui o trabalho, dedicação e experiência.

O day trading é idêntico. Existem dezenas, ou mesmo centenas de teorias e filosofias de investimento. Só quando o investidor persistir concentrando-se no desenvolvimento de uma estratégia sua e única, poderá ter sucesso.

5. Cada dia traz uma experiência diferente

O dilema do ashtanga yoga e day trading é que mesmo com uma prática fixa (a mesma sequência de posturas no ashtanga e o mesmo título no trading), nenhum dia é igual.

No ashtanga existem dias em que o praticante está mais cansado ou mais energético, não consegue focar-se por causa de um problema profissional ou pessoal, simplesmente teve um almoço em que comeu muito o que o dificulta a prática, etc.

No trading o comportamento dos mercados é errático, não existem certezas absolutas, e tudo pode ter um impacto no comportamento de um título (notícias, políticas económicas, falências, etc).

Um, dois, três, ...

Um

A vida é feita de momentos, uns felizes, outros nem tanto.

Dois

Os momentos felizes devem ser vividos com plenitude e serenidade.

Três

Os momentos menos felizes precisam de descernimento para distingir o que tem solução do que não tem.

Quatro

O que tem solução é dissecado tanto pela lógica como intuição.

Cinco

A intuição só pode ser usada se estivermos bem emocionalmente.

Seis

Emoções e sentimentos negativos devem ser colocados em perspectiva, como se tratasse de um vizinho distante.

Sete

O que não tem solução, solucionado está.

Oito

Comportamentos saudáveis e relações interpessoais de qualidade são um excelente tónico para a mente.

Nove

Naqueles que nos desequilibram é preciso cultivar uma distância emocional. Não é possível ser tudo para todos.

Dez

A meditação na vida, aceitando igualmente o bem e o mal é o último patamar da independência intelectual.

Um Mês de Junho Repleto de Atividades

Este mês está a revelar-se especialmente atarefado, com muitos compromissos e atividades assumidos, mas também existem boas notícias.

Regressei esta semana ao escritório depois de mais de dois meses em teletrabalho. Alguns projetos que tinham ficado em "banho maria" acabaram por ser retomados, ficando atualmente em mãos com o acumulado do serviço. Como nota positiva, é que um colega irá “agarrar” e continuar um grande projeto em que estava a trabalhar, libertando a minha energia para outras atividades.

Tenho também uma conferência online agendada com mais de uma dezena de palestrantes que preciso preparar durante o mês. Entre videoconferências para a gestão dos palestrantes e a preparação técnica das salas no Zoom (as reuniões online vieram para ficar e o zoom está na moda!), o trabalho está a ficar intenso. Felizmente as minhas experiência na gestão de projeto permitiu ter mais de metade dos palestrantes confirmados e a conferência está no bom caminho, o que não invalida o trabalho a realizar.

Nas finanças pessoais, e depois de 18 meses a trabalhar afincadamente numa estratégia de trading, começaram finalmente a aparecer resultados consistentes. Esta área é para continuar a desenvolver e otimizar.

Finalmente, e porque a vida não é só trabalho e dinheiro, o verão está à porta, para aproveitar a praia, retemperando energias e vitalidade. Costumo dizer que para viver num pais de sol e praias como Portugal ou outro país com bom clima, tem de se pagar esta regalia sobre a forma de ordenados baixos. É uma espécie de imposto natural sobre o bom tempo coletado na fonte.

Transforme-se no Seu Próprio Coach

Esta semana vou dar uma apresentação em videoconferência na Toastmasters. Numa época que abundam todo o tipo de coachs, desde do apoio à carreira, produtividade, vida, liderança, comunicação, entre outros, importa conhecer o maior coach de todos e o mais improvável: nós próprios.

Muitas vezes nos sentimos presos na carreira ou na vida, e na tentativa de melhorar determinada aspeto, torna-se mais fácil transferir a responsabilidade para os outros, muitas vezes até para o mundo, em vez de tomarmos as rédeas do nosso próprio destino.

Isto não invalida que usemos o coaching, mas para determinadas situações específicas. Nada substitui a nossa voz interior, porque as respostas fundamentais já as temos, só precisamos de chegar ao nosso interior e encontrar as respostas.

Há uns anos atrás tive problemas graves de ansiedade e depressão, e dentro das várias terapias que experimentei com sucesso (além de um bom médico nas épocas mais criticas) encontra-se a terapia cognitivo comportamental (TCC). Este tipo de terapia coloca a pessoa como a principal responsável pelo seu próprio tratamento. O terapeuta transmite os conceitos gerais e a teoria da terapia ao paciente, sendo a mesma à volta de exercícios, como o registo de pensamentos, avaliação diária do estado de humor, resolução de problemas, relaxamento e um diário.

Este último exercício, o diário, é o que ainda mantenho até hoje. Está implicitamente espalhado por alguns artigos deste blogue que inicie em 2018. Para outros assuntos mais sensíveis, e que não quero partilhar, uso um diário privado. Muitas vezes, quando estou numa espiral forte de pensamentos e emoções negativas,  escrevo uma folha solta com o que me vem à cabeça, rasgando e jogando depois a folha fora.

Muitas vezes procuramos por todo o lado à procura de respostas e esquecemos que podemos nos transformar nossos próprios coachs.

As Perguntas que Gostava de Ter Visto Respondidas Antes de Iniciar este Blogue

Não sou o blogger com mais experiência do mundo, nem lá perto, quando comparado às “estrelas” da blogosfera, mas quando iniciei este processo de escrita, gostaria de ter obtido resposta às perguntas seguintes de uma forma objectiva e simples.

Usar domínio próprio ou não?
Se o objetivo do blogue é obter um rendimento extra, usar domínio próprio, caso contrário é uma despesa desnecessária.

Alojamento próprio ou não?
Se não tiver conhecimentos técnicos usar um serviço como o Sapo Blogs ou Blogger pela simplicidade. Se tiver conhecimentos técnicos e tiver o objetivo de rentabilizar o seu blogue, pode usar uma plataforma de gestão de conteúdos com alojamento próprio como o Wordpress.org.

Generalista ou especialista?
Especialista, mas não muito (ver artigo generalista ou especialista: qual o melhor?).

Periodicidade dos artigos?
Mínimo dois artigos por semana para criar consistência e desenvolver as competências enquanto blogger.

Como promover o blogue?
Criou um blogue porque quer leitores, senão escrevia para si próprio numa folha do word. No mínimo deve criar ligações internas para outros artigos do seu blogue, e ligações externas de outros blogues e sites relacionados com os seus artigos para promover a indexação dos motores de busca.

Preciso de pesquisar palavras-chave ou termos antes de publicar um artigo?
Mais uma vez, se o objetivo for ganhar dinheiro com o blogue, esta é uma atividade fundamental. Neste caso não vale a pena escrever artigos para o qual não exista procura. Se o objetivo for apenas escrever, pode descontrair um pouco, não descurando no entanto a otimização para os motores de busca.

Usar as redes sociais ou não?
Se quer elevar o seu blogue para o próximo nível e tiver o objetivo de rentabilizar o mesmo, tem de aprender a tirar partido das redes sociais, cada uma com as características especiais. Neste caso mais vale a pena dominar uma ou duas redes sociais, do que estar em todas e ter uma presença fraca.

Criar ou não um calendário de publicações?
Se quer levar a sério o blogging este é o último e mais importante passo de um blogger. Li algures no Quora uma das melhoras respostas para a criação de um calendário de publicações, que infelizmente não consegui encontrar para fazer a ligação. No entanto, dizia qualquer coisa como pesquisar as palavras-chave e termos mais procurados no seu nicho, e preparar um calendário com dois artigos por semana para um ano. Ao final deste tempo, e se tudo correr bem, será de esperar que o seu blogue tenha um bom posicionamento nos motores de busca.

Encontrar o Caminho nas Finanças Pessoais

Seja para preparar a reforma, ter um pé de meia em caso de urgência ou obter um rendimento extra, devemos cuidar das nossas finanças pessoais para um futuro mais confortável.

O dinheiro não é tudo, mas ajuda em muita coisa na vida, principalmente numa sociedade capitalista como a nossa. O objetivo de uma pessoa “normal” não passará pela ganância, mas sim em proporcionar qualidade de vida ao próprio e família, e ajudar o próximo se possível.

Pilares das finanças pessoais

Os três pilares das finanças pessoais são ganhar, poupar e investir. Ganhar como empregado, trabalhador por conta própria ou dono de um negócio. Poupar uma percentagem do que se ganha, seja 5, 10 ou 20%. Investir as poupanças em instrumentos de rentabilização do dinheiro de acordo com a personalidade e apetência ao risco de cada um.

Este último ponto do investimento é bastante vasto, mas em termos gerais, e mantendo as coisas simples, existem dois tipos de veículos financeiros que têm passado o teste do tempo: o imobiliário e os mercados financeiros.

Dois tipos de investimento

Tanto o imobiliário como os mercados financeiros têm aplicações com vários níveis de risco.

Imobiliário

Por exemplo, comprar uma casa para habitação própria é uma escolha inteligente e de baixo risco desde que o valor da prestação bancária represente uma pouca parte do rendimento mensal. Por outro lado, um investimento na construção de uma nova casa para venda a terceiros na expectativa de um retorno financeiro, e dependendo da localização, pode ser arriscado.

Mercados financeiros

No caso dos mercados financeiros, investir a longo prazo (vários anos) num fundo indexado ao índice norte americano s&p 500, como Warren Buffet recomenda, tem um retorno anual médio histórico perto dos 10%, pelo que o risco é moderado. Noutro caso, em que um investidor opta por comprar ações de uma empresa sem basear-se em qualquer ripo de análise e experiência, está simplesmente a jogar na bolsa, sendo uma operação muito arriscada.

Resultados passados não são garantia de resultados futuros, mas dá para ter uma ideia.

Seja qual for o caminho a seguir nas finanças pessoais, é importante começar o mais cedo possível, estudando e analisando o risco de cada veículo financeiro.

 

(In)decisões e Ansiedade

A ansiedade é conhecida como o síndrome do pensamento acelerado por um bom motivo. Para alguém que tem uma perturbação ansiosa ou já sofreu desta condição, sabe que a atenção dispersa-se por assuntos sem fim, como a assistir a um filme cheio de ação sem fim.

Se os pensamentos forem negativos, como preocupações, problemas, conflitos e outros, a mente do ansioso entra num espiral descendente e de sofrimento.

Por outro lado, se os pensamento forem positivos, como concretizações pessoais, um bom negócio que se realizou e outros, a mente do ansioso entra num espiral ascendente de excitação consumindo muita energia.

A pessoa ansiosa tem dificuldades em estar num estado neutro de atenção, e portanto, é difícil descontrair. Este estado revela-se também na dificuldade em tomar decisões, e se for um estado prolongado e persistente pode levar à exaustão ou mesmo esgotamento.

Por incrível que pareça, existem pontos fortes no ansioso, que são as capacidades criativas e analistas e a dedicação perante uma causa. O pensamento acelerado permite explorar mais ideias e desenvolver uma maior intensidade no trabalho. Uma desvantagem é compensada numa vantagem.

O ansioso vê o mundo numa lente de incerteza e de (in)decisões, mas que pode ser canalizado de uma forma positiva para mais atividades produtivas.

O Teletrabalho Acabou

Depois de mais de dois meses em teletrabalho a partir de casa, na próxima semana regresso ao escritório. O confinamento profissional obrigatório terminou.

Os primeiros dias requereram alguma habituação, à semelhança do que acontece com qualquer mudança de hábitos significativa. Agora, que já estava completamente adaptado às novas circunstâncias, é tempo de voltar às antigas rotinas.

Até estou contente com o regresso à "quase normalidade" pois estava a utilizar os meus recursos pessoais incluindo computador, café e mais recentemente o ar condicionado com a chegada do calor. Não tinha qualquer compensação por parte da minha organização, tendo despesas adicionais para poder exercer as minhas funções.

No entanto, não me posso queixar, pois muita gente perdeu o emprego. É a típica história do mal o menos.

Algumas novas práticas vieram para ficar, como é o caso da videoconferência, que traz os benefícios de não ser necessário perder tempo em deslocações. As desvantagens são o excesso de reuniões pois estão literalmente à distância de um clique.

Como um colega disse: agora com o Zoom “facilmente” se faz uma reunião.

Independentemente de tudo, estou tranquilo e preparado para regressar ao trabalho na próxima semana!

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