A Redução da Minha Pegada Digital no Linkedin e Afins
Depois do contacto recente no Linkedin de uma empresa de executive search, e entrevistas seguintes, resolvi reduzir a minha presença profissional online ao essencial.
Os vários profissionais de recursos humanos que me adicionaram na sua rede apenas tinham interesse em aceder aos meus contactos, e consequentemente à concorrência e a estudos de mercado. Na minha ingenuidade pensava que estavam interessados no valor que poderia oferecer aos seus clientes, e quem sabe, surgir uma oportunidade.
Não quer isto dizer que abandone ou não reconheça benefícios na rede, pelo contrário, mas não o que se habitualmente pode esperar da rede.
O próprio cofundador do Linkedin Hoffman recomenda no livro The Start-Up of You, e que recomendo vivamente (resumo para breve), o investimento no contacto pessoal regular com as pessoas que possam vir a fazer diferença na nossa carreira. Os restantes contactos no Linkedin destinam-se apenas a alargar a rede e aceder mais facilmente a informação.
As melhores oportunidades estão no mercado escondido, cargos que não são anunciados e são conhecidos através das relações pessoais e de referências.
Depois disto tudo passei à redução da minha pegada digital na Internet. Eliminei a seção "Sobre" do meu perfil no Linkedin, que algumas pessoas dizem ser a mais importante, e onde tinha uma descrição geral do meu percurso profissional. Também eliminei a ligação para o meu site profissional registado com domínio próprio, além ter colocado o site offline. Fiz depois uma limpeza geral ao perfil ficando o essencial. Finalmente eliminei os profissionais de recursos humanos que me adicionaram à sua rede com o objetivo de aceder aos meus contactos.
A partir de agora, vou apostar no mercado escondido se quizer localizar oportunidades de carreira.