Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

A Técnica de Pomodoro na Gestão do Tempo

Tomate em cima de mesa

A técnica de produtividade Pomodoro é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas na gestão do tempo. Foi desenvolvida pelo italiano Francisco Cirillo no livro The Pomodoro Technique, tratando-se de uma técnica incrivelmente simples mas extremamente eficaz.

Pomodoro significa tomate em italiano, sendo o termo utilizado em analogia a um relógio temporizador de cozinha na forma de tomate.

Este método é especialmente útil para atividades de estudo, pesquisa, elaboração de relatórios ou outras tarefas que envolvam necessidades de concentração e sejam prolongadas.

As regras de utilização desta técnica são as seguintes:

1 Dividir blocos de tempo de 25 minutos.

2 Trabalhar numa tarefa durante um bloco de 25 minutos (Arranjar um relógio com temporizador. Pessoalmente utilizo uma aplicação no computador).

3 Quando o primeiro bloco de 25 minutos terminar fazer uma pausa de 5 minutos.

4 Após a pausa, continuar a trabalhar na tarefa anterior ou iniciar uma nova se a anterior estiver concluída. Durante mais um bloco de 25 minutos.

5 Fazer nova pausa de 5 minutos e seguir o mesmo procedimento até se concluírem quatro blocos de 25 minutos (Pessoalmente faço três ou quatro blocos seguidos, dependendo da minha energia).

6 Após a conclusão dos quatro blocos deverá ser feita uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

7 Após a pausa maior retomar o processo novamente.

Utilizo frequentemente esta técnica no trabalho e nos meus hobbies, tendo inclusive concluído um mestrado recentemente recorrendo ao Pomodoro.

Uma das grandes vantagens do método de gestão do tempo Pomodoro é permitir gerir melhor a energia, pois as atividades prolongadas que exigem concentração são cansativas, sendo importante fazer pausas regulares.

Esta técnica obriga de uma forma metódica a fazerem-se estas pausas, e assim ajudar a obter uma maior produtividade nas tarefas desempenhadas.

1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.