Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Afinal o Que é a Produtividade Pessoal

Mulher jogando duas bolas ao ar

Numa sociedade em que se confunde ser produtivo com o estar sempre ocupado, importa clarificar e discutir qual a melhor definição de produtividade pessoal.

A Agendor define a produtividade no trabalho como a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço divida por algum elemento ou recurso necessário para a sua produção. Este conceito teve origem na revolução industrial com a relação da produção com o tempo e é a definição clássica de produtividade.

No Manual da Secretária é apresentada a definição de produtividade de Paulo J. Mayer em que a produtividade não pode ser um acidente, sendo sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planeamento e esforço focado.

Na Prática refere a produtividade como estando em muitos aspetos relacionada com a qualidade de vida.

A evolução do significado de produtividade pessoal tem vindo a ser deslocada mais para o indivíduo, e as suas necessidades globais, à semelhança da evolução na psicologia. Aqui, a qualidade de vida que surge no pensamento mais recente é de vital importância.

Querendo manter a sentido de produtividade pessoal o mais simples possível para ter utilidade prática, deixo de seguida a minha definição:

Produtividade pessoal é a capacidade do indivíduo em envolver-se em tarefas e projetos que contribuam para os seus objetivos globais.

Por outras palavras, sem encontrar objetivos em primeiro lugar, não é possível ser produtivo, sendo que os objetivos devem ser considerados nas várias áreas da vida (social, trabalho, dinheiro, saúde, casa, espiritual, etc).

Photo by Juliana Romão on Unsplash

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.