Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Apresentações e Falar em Público: A Importância da Avaliação

Feedback escrito em qjuadro

Na passada semana tive a oportunidade de fazer duas apresentações ao público em registos diferentes. A primeira apresentação num discurso breve de dez minutos perante uma audiência da Toastmasters, e a segunda apresentação numa exposição de 45 minutos perante uma audiência numa associação profissional.

Raramente tenho o hábito de rever as minhas apresentações gravadas em vídeo, mas desta vez acabei por rever, e ainda bem que o fiz, pois encontrei várias oportunidades de melhoria.

A apresentação da Toastmasters foi curta, e tratando-se de uma organização de desenvolvimento e prática do discurso público, tem seis objetivos bem definidos avaliados de 1 a 5.

1 Clareza. A linguagem falada é clara e facilmente compreendida (5/5).

2 Variedade vocal. Utiliza o timbre, velocidade e volume da voz adequadamente (5/5).

3 Contacto visual. Utiliza eficazmente o contacto visual para envolver a audiência (4/5).

4 Nível de conforto. Aparenta estar confortável perante a audiência (5/5).

5 Movimentação corporal e gestos. Movimenta-se e utiliza linguagem gestual adequadamente (3/5).

6 Consciência em relação ao público. Demonstra consciência em relação às necessidades da audiência (5/5).

A apresentação na associação profissional foi de carácter técnico, perante uma audiência de colegas, em que se apresentaram os resultados de um trabalho académico desenvolvido em 2018. Esta exposição teve quatro objetivos.

1 Clareza vocal. A linguagem falada é clara e facilmente compreendida (5/5).

2 Dispositivos de apresentação. Os gráficos e quadros utilizados foram facilmente compreendidos (4/5).

3 Nível de conforto. Aparenta estar confortável perante a audiência (5/5).

4 Interesse. Envolve a audiência com conteúdos interessantes e bem construídos (3/5).

5 Comunicação. Transmite claramente os benefícios da temática no mundo profissional (3/5).

Na apresentação na Toastmasters os objetivos foram de uma forma geral atingidos, apontando como melhoria a necessidade de contacto visual com todas pessoas da audiência e uma maior consciência com a movimentação corporal. Neste último ponto não mexer tanto a cabeça e parar por alguns momentos no palco para evitar distrair a audiência.

Na apresentação na associação profissional existem alguns pontos de melhoria, como simplificar gráficos e quadros, incluir conteúdos interessantes e transmitir os benefícios da temática.

No final dos eventos tive a oportunidade de falar com algumas das pessoas e obter uma avaliação extra. Os pontos de melhoria incluem fazer uma introdução mais objetiva evitando desenvolver assuntos menos relevantes, não me desculpar em alguma observação, e a necessidade de ser menos humilde mostrando as minhas qualidades.

A avaliação útil, seja feita pelo próprio ou por outra pessoa, constitui um dos melhores mecanismos para se melhorar apresentações e discursos públicos, sendo como outra atividade qualquer aperfeiçoada com a prática.