Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

As Implicações do Coronovírus na Minha Organização

As implicações do coronavírus estão a ser maiores do que se esperava. Depois do pânico em Itália, o mesmo começa a acontecer em Portugal. A minha organização não foi exceção, com a implantação recente do plano de contingência – COVID 19.

O atendimento ao público e reuniões externas presenciais foram suspensos, ficando disponíveis unicamente por canais de comunicação alternativos. As ações de formação foram canceladas. O sistema de ponto ainda arcaico com a impressão digital foi suspenso.

Muitos hábitos foram alterados, e as pessoas estão apreensivas quanto ao futuro, mas ainda existe alguma serenidade preventiva. Pelo menos valha-nos isso.

Nos projetos em que participo estou a gerir tudo à distância com as partes interessadas externas, e também internas na medida do possível, embora neste último caso seja mais difícil porque as pessoas na minha organização ainda estão muito habituadas ao contacto presencial.

Pessoalmente prefiro ter o mínimo de reuniões possível, que considero o inimigo número um da produtividade pessoal, pelo menos do ponto de vista técnico. Já do ponto de vista de desenvolvimento de relações interpessoais, algumas reuniões de trabalho poderão ser úteis, especialmente se forem com aqueles que nos podem ajudar nas nossas carreiras.

Será importante encontrar aqui um equilíbrio com o número de reuniões a realizar e a caracterização da sua importância.

Espero sinceramente que esta pandemia, como foi decretada pela Organização Mundial da Saúde, passe rapidamente, e que as pessoas possam regressar à sua vida normal.