Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

As Perguntas que Gostava de Ter Visto Respondidas Antes de Iniciar este Blogue

Não sou o blogger com mais experiência do mundo, nem lá perto, quando comparado às “estrelas” da blogosfera, mas quando iniciei este processo de escrita, gostaria de ter obtido resposta às perguntas seguintes de uma forma objectiva e simples.

Usar domínio próprio ou não?
Se o objetivo do blogue é obter um rendimento extra, usar domínio próprio, caso contrário é uma despesa desnecessária.

Alojamento próprio ou não?
Se não tiver conhecimentos técnicos usar um serviço como o Sapo Blogs ou Blogger pela simplicidade. Se tiver conhecimentos técnicos e tiver o objetivo de rentabilizar o seu blogue, pode usar uma plataforma de gestão de conteúdos com alojamento próprio como o Wordpress.org.

Generalista ou especialista?
Especialista, mas não muito (ver artigo generalista ou especialista: qual o melhor?).

Periodicidade dos artigos?
Mínimo dois artigos por semana para criar consistência e desenvolver as competências enquanto blogger.

Como promover o blogue?
Criou um blogue porque quer leitores, senão escrevia para si próprio numa folha do word. No mínimo deve criar ligações internas para outros artigos do seu blogue, e ligações externas de outros blogues e sites relacionados com os seus artigos para promover a indexação dos motores de busca.

Preciso de pesquisar palavras-chave ou termos antes de publicar um artigo?
Mais uma vez, se o objetivo for ganhar dinheiro com o blogue, esta é uma atividade fundamental. Neste caso não vale a pena escrever artigos para o qual não exista procura. Se o objetivo for apenas escrever, pode descontrair um pouco, não descurando no entanto a otimização para os motores de busca.

Usar as redes sociais ou não?
Se quer elevar o seu blogue para o próximo nível e tiver o objetivo de rentabilizar o mesmo, tem de aprender a tirar partido das redes sociais, cada uma com as características especiais. Neste caso mais vale a pena dominar uma ou duas redes sociais, do que estar em todas e ter uma presença fraca.

Criar ou não um calendário de publicações?
Se quer levar a sério o blogging este é o último e mais importante passo de um blogger. Li algures no Quora uma das melhoras respostas para a criação de um calendário de publicações, que infelizmente não consegui encontrar para fazer a ligação. No entanto, dizia qualquer coisa como pesquisar as palavras-chave e termos mais procurados no seu nicho, e preparar um calendário com dois artigos por semana para um ano. Ao final deste tempo, e se tudo correr bem, será de esperar que o seu blogue tenha um bom posicionamento nos motores de busca.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.