Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Aumentar a Produtividade Pessoal Utilizando Blocos de Tempo

Ampulheta mais relógios sobre mesa

Estamos habitualmente envolvidos em várias atividades, constituindo um verdadeiro desafio concretizar os nossos objetivos. Chegamos muitas vezes ao final do dia com a sensação de que não fomos produtivos e que alguma coisa deveria mudar.

Uma das estratégias para a produtividade é utilizar blocos de tempo. Esta técnica constitui em reservar períodos específicos no calendário para a execução de determinadas atividades.

Tenho vindo a utilizar este método para a execução das inúmeras tarefas em que estou envolvido, que de outra forma seria impossível. Para utilizar os blocos de tempo sugiro planear a semana atempadamente, sendo que irei dar alguns exemplo para a compreensão deste método.

A consistência de publicação de novos artigos num blogue é importante, pelo que se por exemplo um blogger pretende escrever três artigos por semana, deverá reservar no seu calendário três dias por semana para a pesquisa, escrita, edição e publicação.

Para se considerar um bloco de tempo é necessário atribuir período específico. Por exemplo, para esta semana neste blogue, reservei duas horas à segunda, quarta e sexta-feira para trabalhar e publicar novos artigos.

Um dos fatores que impede o avanço das pessoas nas suas carreiras é a falta de planeamento. Diz-se que procurar um emprego é um emprego por si próprio, ou seja, é preciso dedicar tempo a esta tarefa. Quando estamos empregados, esquecemos que para progredir nas nossas carreiras também é preciso dedicar tempo como se de um novo emprego estivéssemos à procura.

Deve-se reservar blocos de tempo no calendário para delinear estratégias e contactar as pessoas que nos podem ajudar na nossa carreira. Para quem está desempregado, isto significa reservar pelo menos seis horas por dia como se de um emprego tratasse. Para quem está empregado pelo menos 30 minutos por dia.

Depois é preciso dedicar tempo ao descanso, ao lazer e á família. De uma forma natural a semana divide-se em dois grandes blocos de tempo para a maioria das pessoas: de segunda a sexta-feira no trabalho e o fim de semana para outras atividades. Ao sábado e domingo é quando geralmente se aproveita para dormir mais um pouco, dar um passeio, ir ao cinema e dedicar-se à família para quem em esta possibilidade.

A utilização de blocos de tempo para melhorar a produtividade pessoal é essencial para quem quer fazer mais do que é importante. Exige algum planeamento atempado, mas os resultados são visíveis para quem quer prosseguir com esta técnica de gestão do tempo.

Photo by Mike from Pexels

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D