Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Bolsa, Brevidade e Bipolaridade

Esta semana tive o dia com o maior prejuízo desde que iniciei os investimentos na bolsa de valores numa conta com dinheiro real. Isto significa que todo os ganhos realizados nas ultimas três semanas foram evaporados num único dia. Estava demasiado confiante, até inebriado, com os resultados obtidos. A ganância tomou conta, baixei a guarda, e fui alvo de uma necessária dose de humildade autoimposta pelos mercados financeiros.

No artigo 200 palavras escrevi sobre como pretendia publicar textos mais curtos e regulares em detrimento de grandes epopeias, como por exemplo o artigo Como Ficar Milionário em Portugal. Pelo contrário, muitas das minhas publicações têm mais de 600 palavras, o que está a ir contra esta filosofia da brevidade. Olho para as estatísticas do blogue e entusiasmo-me com o número de visitas, não me apercebendo que isto é viciante por si só, e à semelhança do que acontece com os likes das redes sociais.

Tinha decidido reduzir a minha atividade na Toastmasters, mas esta semana participei nos concursos de discursos do meu clube que são realizados duas vezes por ano. Existem três categorias: 1) discursos preparados, 2) discursos de improviso e 3) discursos de avaliação. Alistei-me em todas as categorias, estando em palco a falar em público com outros concorrente quase até à meia-noite. Fiquei estasiado com tanta adrenalina, como se tratasse da fase hipomaníaca de um positivismo excessivo característico da bipolaridade. O dia a seguir coincidiu com a maior perda financeira (coincidência ou não?).

Ser humilde na bolsa, breve nas minhas intenções e procurar ambientes estabilizadores.

2 comentários

Comentar post