Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Como Configurar Domínio Próprio no Sapo Blogs com o Namecheap

O Sapo Blogs permite que os utilizadores registem um domínio próprio com um novo endereço para os seus blogues. Por exemplo, um utilizador pode querer utilizar o domínio omeublogue.com em vez do domínio padrão omeublogue.blogs.sapo.pt.

A equipa do Sapo Blogs criou uma página de ajuda para a configuração de domínio próprio. No entanto, as instruções particulares variam de acordo com a empresa de registo. Neste artigo irei exemplificar como se configura um domínio próprio com a Namecheap, uma das empresas mais populares de registo de domínios, e que utilizei para configurar dailyhabitblog.com.

Passo 1: Verificar a disponibilidade e adquirir o novo domínio no Namecheap

Verificar a disponibilidade do domínio - Namecheap

Neste passo deverá ser escolhido um domínio único e memorável para o seu blogue. Se precisar de inspiração pode encontrar algumas dicas nestes artigos da Wix e Shopify.

Passo 2: Ir ao painel de gestão dos seus domínios

Página de configurações - Namecheap

Depois de aquirir o seu novo domínio ir à página de gestão dos domínios e clicar em "Manage" para continuar com a configuração.

Passo 3: Configurar a gestão avançada do DNS

Configuração avançada - Namecheap

Neste passo clicar em "Advanced DNS" e de seguida criar dois registos. Para criar um novo registo clicar em "Add new record" e introduzir os seguintes dados (ver figura):

1.º registo
Type: A Record
Host: @
Value: 213.13.145.64
TTL: Automatic

2.º registo
Type: A Record
Host: www
Value: 213.13.145.64
TTL: Automatic

Passo 4: Eliminar os registos a mais

Gestão avançada DNS - Namecheap

Este passo é muito importante. Depois de criar os registos no passo anterior, deve certificar-se de que os registos a mais da figura são eliminados, para não existirem conflitos.

Passo 5: Associar o domínio próprio no Sapo Blogs

Configurações do blogue no Sapo Blogs

Finalmente ir às Definições -> Configurações do seu blogue no Sapo Blogs e na associação ao blog escrever o seu novo domínio (ver figura). Clicar em guardar e a configuração está finalizada.

Ter em atenção que embora a configuração esteja terminada da sua parte, pode ter de aguardar alguns instantes até o Sapo finalizar todo o processo de configuração. Isto deve-se ao facto de todos os domínios na Sapo Blogs terem agora certificado SSL, uma das boas práticas de segurança na Internet.