Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Como Desenvolver o Hábito da Escrita

Mulher a escrever em portátil

Artigo atualizado a 18/09/2019

Um dos principais obstáculos de escritores e bloggers é encontrar tempo para escrever consistentemente. São várias as técnicas referidas por diversos autores sobre como manter o hábito da escrita. Neste artigo irei descrever o denominador comum a todos estes autores relativo às técnicas mais utilizadas.

Em primeiro lugar é preciso aparecer e escrever. Existe a necessidade de criar uma rotina diária, e de preferência, à mesma hora todos os dias. Por exemplo, existem autores que preferem escrever de manhã, e outros à noite. No meu caso, prefiro escrever logo de manhã com a cabeça fresca.

Em segundo lugar, e depois do texto escrito, é preciso fazer a edição. Esta rotina inclui a correção de erros e gramática, seleção de palavras, a escolha da imagem que acompanha o texto, e muito importante, a escolha certa do título e eventuais subtítulos. Existem autores que o preferem fazer a edição logo a seguir ao processo da escrita, outros noutra altura. Pessoalmente faço a edição dos artigos ao final da tarde, de modo a ter algum distanciamento sobre o que escrevi durante a manhã.

Em terceiro lugar é essencial estabelecer o número mínimo de palavras a escrever e o tempo máximo dedicado (blocos de tempo). Trata-se de um objetivo de escrita. Aqui, é preciso encontrar um balanço entre a qualidade da escrita com o tempo disponível. Particularmente tenho o objetivo de escrever artigos com o mínimo de 200 palavras até uma hora no máximo. Esta hora inclui o processo de escrita e edição.

Estas são as três principais características dos autores de sucesso: aparecer e escrever, editar e estipular objetivos.

Poderá encontrar outras dicas para desenvolver o hábito da escrita no Ninho de Escritores, na Ficção em Tópicos e Ficcionados.