Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Como Fazer Crescer o Seu Dinheiro ao Longo da Vida de Pedro Barata, Resumo do Livro - As minhas notas, Parte 2 (Trading)

Como Fazer Crescer o Dinheiro de Pedro Barata

À algum tempo que tinha feito o resumo do livro como fazer Como fazer Crescer o Dinheiro ao Longo da Vida de Pedro Barata.

Este livro refere na sua essência os principais mecanismos de investimento que cada um tem ao seu dispor para capitalizar as suas poupanças através de investimentos em ações, obrigações, fundos de investimento e imobiliário, de forma a assegurar uma boa reforma.

Investir a longo e curto prazo

A perspetiva do livro é no investimento de longo prazo, mas no final são referidas outras formas de investimento em que se inclui o trading. De acordo com Barata, os traders são também conhecidos como especuladores de mercado, e privilegiam estratégias de investimento de curto prazo. O especulador tenta antecipar-se à expetativa dos mercados e lucrar com isso dando preferência à análise técnica como por exemplo a análise de gráficos.

Na altura não tinha dado muita importância ao trading como ferramenta de investimento, pensando que seria uma "espécie de conto de fadas", e bom demais para ser verdade. No entanto comecei a informar-me mais sobre este tipo de investimento, estudando algumas referências bibliográficas e a acompanhar os mercados financeiros. Fiz o primeiro negócio no início de 2019 sem grandes expetativas, e num valor reduzido.

Com algum sucesso inicial modesto no trading até ao momento, resolvi rever a última parte do livro de Como fazer Crescer o Dinheiro ao Longo da Vida que apresenta algumas dicas para o trading, pelo que irei escrever neste artigo algumas notas e resumo do livro que considero relevantes.

Como nota pessoal, e de acordo com a minha experiência, quero referir que o trading requer muito estudo, prática e uma boa gestão financeira, pelo que não será concerteza para todos. Mas como Barata refere:

"O trading, quando efetuado de forma profissional, pode permitir ao investidor alcançar ganhos muito interessantes" - Pedro Barata

Penso que nesta citação Barata quis implicitamente dizer ganhos muito grandes quando referiu ganhos muito interessantes, para evitar ferir certas subscetibilidades, e tendo em conta a má opinião que o público tem no geral dos bancos e instituições financeiras.

Pontos importantes a reter

  • Algumas estatísticas mostram que um bom trader ganha em cerca de 60% das vezes, mas é possível fazer do trading profissão acertando apenas 50% das vezes. Basta que, para tal, deixe as posições ganhadoras fluir e corte rapidamente as posições perdedoras.
  • Tal como nos investimentos de longo prazo, na atividade de trading também é importante ter um objetivo como estratégia.
  • Na definição de objetivos Barata defende que não se deve ter objetivos diários para o trader não se sentir obrigado a negociar todos os dias. Há alturas em que o mercado não está de feição para implementar a estratégia escolhida, pelo que o melhor a fazer é não negociar.
  • Para entrar neste negócio, deverá ter sempre presente que tem de sobreviver o tempo suficiente até conseguir perceber os segredos e as especificações do próprio mercado.

15 Recomendações para investir através do trading

Barata deixa as seguintes recomendações para apoio na tomada de decisão dos investimentos seguindo a filosofia do trading

  1. Nunca especular usando dinheiro que não pode perder.
  2. O mercado tem sempre razão.
  3. Ter sempre um plano de ação.
  4. Dê pouco espaço aos rasgos de momento.
  5. Não seja demasiado ambicioso.
  6. Nunca investir mais dinheiro numa posição perdedora.
  7. Nunca comprar ações só porque transacionam a preços baixos.
  8. Nunca investir com base em rumores ou dicas de amigos.
  9. Evitar realizar os ganhos rapidamente e ficar com as perdas em carteira.
  10. Mantenha um diário de transações.
  11. O mercado tende a exagerar o seu comportamento quando são divulgadas más notícias.
  12. Se tiver dificuldade e perceber o comportamento do mercado, não faça nada.
  13. Seja um bom gestor do seu dinheiro.
  14. Não sobrestime a sua habilidade de prever o futuro.
  15. Baseie a sua estratégia de trading com base no que vê e não naquilo prevê.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D