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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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Como Lidar com Assuntos Pendentes no Trabalho sem Afetar a Produtividade Pessoal

Duas pessoas sentadas em dois bancos de jardim

Um dos fatores mais desafiantes no trabalho são as relações interpessoais, seja entre colegas, chefias, clientes ou outras partes interessadas.

Todas estas interações profissionais produzem uma miríade de ações ou pendentes, seja a executar da nossa parte ou dos outros.

Criar instrumentos de acompanhamento

A não criação de mecanismos de acompanhamento de pendentes pode originar a que andemos no dia-a-dia em função das prioridades dos outros, e a não desenvolver verdadeiramente as atividades dos quais somos responsáveis.

Por outro, o trabalho em equipa é fundamental para se concretizarem objetivos, pois em última análise todos dependemos uns dos outros.

Desta forma, como é que podemos manter uma boa produtividade pessoal, ao mesmo tempo que gerimos as atividades que temos em comum outras pessoas?

Escolher um dia da semana para lidar com os pendentes

Depois de experimentar várias técnicas para lidar com esta situação, encontrei um método que tem funcionado bastante bem. Consiste em dedicar um dia da semana para lidar com assuntos pendentes, em que atribui a quinta-feira.

Isto quer dizer que todos os dias da semana, com exceção da quinta, estou dedicado às minhas atividades. Somente na quinta-feira consulto a minha lista de assuntos pendentes e que dependem de terceiros.

Desta consulta resulta normalmente um email a recordar a necessidade de resposta por parte de outra pessoa. Se for urgente faço uma chamada.

O conhecido metódo de gestão do tempo GTD refere a utilização de uma lista de pendentes, mas não especifica a utilização de nenhum dia em particular.

A escolha da quinta-feira

Escolhi a quinta-feira, por um lado, porque quem está em falta ainda tem um dia para responder, e por outro lado, arranco a semana com três dias de trabalho sem andar preocupado com o serviço dos outros. Outro dia da semana pode fazer mais sentido para outra pessoa.

É claro que existem imprevistos, ou alguma situação de trabalho em específico pode requerer alguma modificação do método. Mas o princípio permanece, de que devemos ser eficazes no acompanhamento de assuntos pendentes com terceiros, cumprindo os objetivos, e sem prejudicar a nossa produtividade pessoal.

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