Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Converter Voz para Texto no Telemóvel: Será que Vale a Pena?

Autores e outras pessoas que têm o hábito de escrever regularmente, querem encontrar técnicas ou métodos para serem mais produtivos, e compor textos mais rapidamente. Hoje com a tecnologia, existem inúmeras aplicações disponíveis para facilitar a vida a escritores.

No resumo do livro sobre A Grande Estratégia de John Lewis Gaddis, e a título de experiência, utilizei a aplicação gratuita Speech to Text no Android, para ditar as várias citações que transcrevi para o artigo. Existem muitas outras aplicações disponíveis no Android e outras tantas no IOS.

Na altura de ditar as citações para o smartphone, tinha previamente anotado as que considerava mais importantes, e que queria incluir no artigo. Tenho por hábito nos melhores livros que leio, sublinhar a marcador as passagens mais interessantes (tanto em versão de papel como digital).

No final foram ditadas mais de 1000 palavras para o telemóvel. O trabalho não acabou por aqui, e tive de fazer a edição do texto no PC, pois havia muito vocabulário que não tinha sido corretamente convertido para texto pela minha voz.

Concluindo, e se voltaria a escrever um novo artigo com este tipo de aplicação. Possivelmente teria de fazer um novo teste e experimentar outras aplicações. Se no final, o tempo disponibilizado de dição mais a edição fosse significativamente inferior ao tempo da escrita de um artigo normal, então com certeza que valeria a pena, com a poupança de tempo conseguida.