Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Final do Mês: É Tempo de Rever os Objetivos

Calendário mensal a preto e branco

No final de cada mês revejo os meus objetivos. Normalmente aproveito o fim de semana que é mais calmo para esta tarefa. Num outro artigo escrevi sobre como se define objetivos. Aqui vou mostrar como faço a revisão mensal, parte integrante neste processo.

Escolhi o carácter mensal para a revisão de objetivos porque penso que é o período que se adapta melhor a mim, e de forma a não perder contacto com as minhas metas. Existem outras pessoas que fazem esta revisão trimestralmente ou mesmo anualmente, tudo depende de cada caso.

Pretende-se com esta revisão modificar, eliminar ou acrescentar novos objetivos, através da experiência passada e da alteração inevitável das circunstâncias. Atualmente tenho os objetivos divididos por três áreas: finanças, carreira e pessoal. Estás áreas poderão ser diferentes consoante a altura da minha vida.

Finanças

A área das finanças é a que atualmente me foco mais. Estou nos meus 40’s, e para recuperar o atraso perdido com a falta de investimento no passado, resolvi à cerca de um ano dedicar-me ativamente na aprendizagem e negociação de ativos nos mercados financeiros. Num próximo artigo ainda a publicar esta semana, vou desenvolver os motivos por detrás da minha escolha dos mercados financeiros como principal mecanismo de investimento, a minha experiência ao longo do último ano e os desafios nesta tipo de rentabilização do dinheiro.

Carreira

Na área da carreira estão incluídos todos os projetos e atividades do meu trabalho e da minha atividade a tempo parcial de consultoria em engenharia. Tenho a felicidade de trabalhar num emprego que gosto, mas a minha remuneração é uma “piada de mal gosto“ para as responsabilidades assumidas, como infelizmente é o caso da maioria dos portugueses. A atividade de consultoria pretende de certa forma complementar os rendimentos profissionais.

Pessoal

A área pessoal é tudo o que não está diretamente relacionado com a carreira ou finanças, inclusive este blogue, que faço como hobby para escrever sobre a minha paixão sobre produtividade pessoal e os seus desafios. Alem do tempo dedicado à família, nas próximas semanas tenho o objetivo de fazer uma receita vegan por semana. Geralmente tenho refeições equilibradas, mas este tipo de cozinha em particular faz-me sentir bem e com energia, pelo que gostaria de ter mais refeições livres de produtos animais.

Aproveitar a viagem

A revisão de objetivos mensais não é mais do que uma reflexão sobre o mês que passou e a redefinição de objetivos para o mês seguinte. O importante é manter o processo simples e adaptável, caminhando serenamente na medida do possível em direção aos nossos sonhos e metas. No final o que conta é a viagem, sendo que os objetivos estão cá para nos motivarem neste percurso que é a vida.