Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Energia: O Ingrediente Secreto da Gestão do Tempo

Lâmpada simples acesa e pendurada no teto

Vários autores que escrevem sobre produtividade e gestão do tempo, como Chris Baley e Graham Allcott, referem a gestão da energia como meio fundamental para se atingir a plena produtividade. Confesso que sempre tive dificuldade em compreender este conceito, até porque o conceito de energia pode ser usado de forma muito subjetiva.

No artigo anterir que publiquei sobre os três segredos da produtividade do escritor Robert Greene, este referiu que evitar a fadiga era a sua prioridade número um,  para manter o processo exigente que é escrever e publicar um livro, comparando-o a uma maratona.

Se uma pessoa tiver um trabalho mais exigente e trabalhar longas horas, é natural que se sinta cansado ao final do dia e com pouca energia para outras tarefas.

Se outra pessoa tiver um trabalho menos exigente e trabalhar menos horas, com certeza que ao final do dia conseguirá mais facilmente agarrar outras tarefas.

Mesmo num trabalho mais exigente é possível tomar medidas para tentar conservar a energia, como evitar reuniões pouco produtivas, não entrar em dramas de pessoas complicadas, não estar facilmente acessível, e outras medidas criativas.

Devemos pensar na energia como um recurso limitado, à semelhança do tempo, dedicando os nossos dias a atividades produtivas, e evitando ao máximo atividades que não acrescentem valor ou que diminuam a nossa resistência.

Photo by Burak K from Pexels

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

O que ando a ler

/

Informação legal

Este blogue transmite a opinião do autor e pode conter imprecisões. Nas suas decisões, faça a sua própria pesquisa ou procure ajuda de um profissional.