Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Hello world! Acabei de Registar Domínio Próprio

Grupo de pessoas de escritório a escrever e observar

Hoje comprei um novo domínio que associei ao blogue, com o endereço productivitymethod.net. A maior vantagem de um domínio próprio é a independência e a propriedade, permitindo no futuro a migração do blogue para outra plataforma se o assim desejar. A desvantagem é o custo associado, que atualmente acaba por ser pouco significativo tendo em conta os baixos custo de registo de novos domínios.

A escolha do novo domínio ocupou-me literalmente o pensamento e ações nos últimos dias, tendo sido um processo intenso de decisões a tomar.

Seleção do idioma

A primeira decisão teve a ver com a utilização do nome do domínio em português ou em inglês à semelhança do que utilizo atualmente. Existem vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas, e em função da audiência. Neste caso sempre gostei da sonância dos títulos em inglês, pelo que por questões de preferência pessoal optei por continuar com o inglês.

Escolha de um novo nome

A segunda decisão prendeu-se com a escolha do nome propriamente dita. A direção deste blogue está a seguir no caminho da produtividade,  gestão do tempo, carreira, liderança, objetivos, comunicação, motivação, etc.. Querendo explorar nichos de mercado para ter maiores possibilidades de sucesso, o nome deverá explicitar de certa forma a missão do blogue.

Por outro lado, um nome mais restrito poderá condicionar o desenvolvimento futuro de novas temáticas. Penso que fiquei a meio termo, com o título Productivity Method. Este título dá uma ideia geral dos conteúdos que se esperam do blogue, mas também é flexível o suficiente para despertar a curiosidade dos leitores e permitir escrever sobre vários temas.

Registo do domínio

A terceira decisão é referente ao registo do domínio. Com a escolha do título do blogue em inglês é mais difícil encontrar uma extensão .com disponível, que era  a minha primeira preferência. Com a indisponibilidade da extensão .com optei pela segunda preferência, neste caso a extensão .net. Ainda considerei por momentos a extensão .pt, mas acabei por desistir ficando mais aberto a uma comunidade internacional.

Configuração do blogue

A quarta decisão, ou etapa, foi a configuração do blogue para apontar para o novo domínio. A Sapo Blogs tem um tutorial que ajuda nesta etapa. No entanto é preciso verificar também as instruções no site do registo do domínio, porque variam de empresa para empresa.

No final correu tudo bem, estando o blogue corretamente configurado já com ligação segura SSL (executada automaticamente pela Sapo Blogs). Este é portanto o primeiro artigo publicado no novo domínio!

Photo by rawpixel.com from Pexels

2 comentários

Comentar post