Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

(In)decisões e Ansiedade

A ansiedade é conhecida como o síndrome do pensamento acelerado por um bom motivo. Para alguém que tem uma perturbação ansiosa ou já sofreu desta condição, sabe que a atenção dispersa-se por assuntos sem fim, como a assistir a um filme cheio de ação sem fim.

Se os pensamentos forem negativos, como preocupações, problemas, conflitos e outros, a mente do ansioso entra num espiral descendente e de sofrimento.

Por outro lado, se os pensamento forem positivos, como concretizações pessoais, um bom negócio que se realizou e outros, a mente do ansioso entra num espiral ascendente de excitação consumindo muita energia.

A pessoa ansiosa tem dificuldades em estar num estado neutro de atenção, e portanto, é difícil descontrair. Este estado revela-se também na dificuldade em tomar decisões, e se for um estado prolongado e persistente pode levar à exaustão ou mesmo esgotamento.

Por incrível que pareça, existem pontos fortes no ansioso, que são as capacidades criativas e analistas e a dedicação perante uma causa. O pensamento acelerado permite explorar mais ideias e desenvolver uma maior intensidade no trabalho. Uma desvantagem é compensada numa vantagem.

O ansioso vê o mundo numa lente de incerteza e de (in)decisões, mas que pode ser canalizado de uma forma positiva para mais atividades produtivas.

1 comentário

Comentar post