Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Introdução à Bolsa de Valores: Conhecer os Principais Índices de Ações Mundiais

Este tempo de recolha e contenção com a pandemia do Covid-19 condiciona a nossa atividade, porque deixamos de fazer muitas coisas que tomamos como facto adquirido.

Mas se por um lado não podemos nos envolver em certas rotinas, por outro lado é libertado tempo para desenvolver outras tarefas que possam ser executadas a partir de casa.

Aprender sobre a bolsa de valores

Uma destas tarefas, e para quem tem interesse ou inclinação para tal, é aprender sobre os mercados financeiros e a bolsa de valores. As baixas taxas de juro praticadas pelos bancos nos depósitos poupança e outros produtos similares, é um alerta para se procurarem formas alternativas de rentabilizar o dinheiro, por pouco que seja.

Neste artigo vou introduzir os mercados financeiros ao leitor ou leitora interessado nesta temática. Trata-se de uma área vasta e complexa à primeira vista, mas como em qualquer nova disciplina que se aprende, deve ser decomposta nas suas partes, e estudada passo a passo. No final do artigo encontra um pequeno exercício para colocar em prática o conhecimento.

Os mercados financeiros são compostos por muitos produtos em que se incluem as ações, obrigações, futuros, opções, forex, derivados, etc. Para efeitos de simplificação e introdução irei aqui abordar apenas o mercado de ações.

Acompanhar as notícias financeiras

O primeiro passado na aprendizagem dos mercados financeiros é acompanhar regularmente as notícias financeiras e conhecer os principais índices mundiais de ações. Um índice engloba um conjunto de várias empresas representativas de um segmento económico, e é constituído por ações que se compra e vende nas bolsas de valores.  Para tal, recomendo a aplicação do Yahoo Finance pela sua simplicidade, disponível tanto no Android como no IOS.

Na imagem seguinte encontra-se a página das notícias financeiras que podem influenciar os mercados, como por exemplo o impacto do coronavírus que estamos agora a viver. Digo que pode influenciar, porque não existe tal coisa como certezas no investimento da bolsa. Os mercados podem perfeitamente ser irracionais, que são compostos por um coletivo de pessoas, e irem contra o que se esperava de uma notícia.

Yahoo Finance Notícas

Ao clicar na aba dos mercados do Yahoo Finance tem acesso às principais bolsas de valores mundiais localizadas nos EUA, Europa e Ásia.

Índices Americanos

Os principais índices americanos são o Dow, S&P500 e Nasdaq. O Dow acompanha as 30 maiores empresas americanas como a Coca-Cola e McDonalds’s. O S&P 500 acompanha as 500 maiores empresas americanas em diversas indústrias e setores como a 3M Company e AT&T. O Nasdaq acompanha aproximadamente 3.000 empresas no setor tecnológico e de inovação como a Apple e Microsoft.

Yahoo Finance - Dow, S&P 500 e Nasdaq

Índices Europeus

Os principais índices europeus são o FTSE 100, DAX e CAC 40. O FTSE 100 é constituído pelas 100 ações mais representativas da Bolsa de Valores de Londres com o Barclays ou Royal Mail. O DAX é uma relação das 30 empresas com melhor performance da Alemanha como a Adidas, Allianz ou BMW. O CAC 40 reúne as 40 maiores empresas de França com a Accor e Peugeot.

Yahoo Finance - FTSE 100, DAX e CAC 40

Índices Asiáticos

Os principais índices amercados são o Nikkei, Hang Seng e Shanghai. Nikkei é o principal índice económico da Bolsa de Valores de Tóquio e conta com empresas como a Toyota, Honda ou Daikin. Hang Seng é o índice da Bolsa de Valores de Hong Kong tem empresas como a Industrial and Commercial Bank of China ou China Mobile Limited. O indíce da Bolsa de Valores de Shanghai tem empresas como a Air China ou Bank of China.

Yahoo Finance - NIkkei, Hang Seng e Shangai

A sua tarefa

Dedicar 15 minutos ao final do dia para ler os cabeçalhos das principais notícias do dia e consultar a evolução dos preços dos índices, respondendo a três perguntas:

Os índices subiram ou desceram hoje?

Houve alguma relação com as notícias?

Qual a evolução dos índices na última semana, mês, 1 ano, 5 anos?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.