Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Investir em Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro

Calculadora financeira

No artigo o investimento em obrigações como uma alternativa aos depósitos a prazo foram referidos os principais mecanismos de investimento na divida pública portuguesa, tendo em conta os juros extremamente baixos dos depósitos a prazo. Neste artigo irei descrever mais especificamente alguns dos mecanismos de investimento existentes indicando as respetivas taxas de juros e os prazos de aplicação. Os instrumentos financeiros abordados são os certificados de aforro e os certificados do tesouro poupança crescimento.

Os certificados de aforro talvez sejam o tipo de investimento em divida público mais conhecido. É habitualmente subscrito nos CTT, mas também pode ser subscrito nos Espaços Cidadão ou Online no AforroNet. O prazo é de 10 anos a contar da data de subscrição e a taxa juro é determinada mensalmente através da taxa Euribor a três meses acrescentando 1% (E3 + 1%). Existe um prémio de permanência de 0,5% na taxa de juro do 2.º ano ao 5.º ano e 1% do 6.º ano ao 10.º ano sendo os juros capitalizados. Poderá fazer uma simulação no site da DECO.

Os certificados do tesouro poupança crescimento (CTPC) também são outro mecanismo de investimento em divida pública. São subscritos nos mesmos canais que os certificados de aforro mencionados anteriormente. O prazo é de 7 anos a contar da data de subscrição e a taxa de juro é crescente iniciando no 1.º ano com 0,75% e finalizando no 5.º ano com 2,25% correspondendo a uma taxa média de 1,38%. A permanência também é premiada com um acréscimo proporcional à taxa de crescimento do PIB. Os juros não são capitalizados e são pagos anualmente.

Com as taxas de juro historicamente baixas dos depósitos a prazo os investidores deverão procurar investimentos alternativos. Os certificados de aforro e os certificados do tesouro poupança crescimento são dois tipos de produtos como alguma simplicidade e segurança e que oferecem de taxas de juro que as depósitos a prazo bancários.