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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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Lista de verificação de hábitos diários #3 (semana de 20 a 26 de janeiro)

Lista de verificação de hábitos n.º 3

Esta é a lista de verificação número três dos hábitos diários na semana de 20 a 26 de janeiro de 2020. Pretende-se criar bons hábitos como escrever regularmente ou relaxar a visão, e eliminar os maus hábitos como evitar fritos e gorduras ou falar muito.

Confesso que esta semana considerei desistir da lista, pensando que já estava a ir longe de mais medindo tudo o que faço. No entanto, os benefícios têm sido vários, e resolvi aligeirar a atualização do mapa de hábitos, fazendo uma revisão semanal em vez de diária.

Este exercício vai buscar o meu lado científico, como se fosse um estudo do comportamento humano na minha pessoa. Este tipo de consciência em relação aos meus hábitos é excelente, e é um dos passos para a melhoria de comportamentos (hábitos) de acordo com a Terapia Cognitivo Comportamental.

Hábitos cinco estrelas: fazer a cama, momento social, técnica de pomodoro, escrever artigo no The Daily Habit, atualizar diário da bolsa, e descanso completo ao sábado.

Hábitos quatro estrelas: acordar ao primeiro toque, relaxar visão, evitar fritos e gorduras e praticar yoga sessão completa.

Hábitos três estrelas: ouvir o dobro do que falo.

O hábito ouvir o dobro do que falo é o que carece de uma maior atenção neste momento, e está evidentemente relacionado com a minha ansiedade. Quanto maior a ansiedade, maior a tendência para falar, funcionando como uma espécie de escape.

Estou a ser insistente com este hábito porque é o que penso que me irá ajudar mais na melhoria da capacidade de influência nas relações interpessoais.

O yoga que pratico ao final da tarde já ajuda bastante com o nervosismo, mas é preciso um reforço para apoio durante o dia.

Por este motivo esta semana vou introduzir um novo hábito na lista, para ajudar na redução da ansiedade, que é beber um chá de manhã todos os dias ao pequeno almoço. Não costumo beber café por causa da cafeína (bebo descafeinado), mas a planta do chá alivia a ansiedade de acordo com a minha experiência e com alguns estudos que o suportam.

A única diferença é que anteriormente bebia chá pontualmente, enquanto agora irei tomar uma chávena por dia.

Termina assim a revisão da lista semanal de hábitos, regressando a esta rubrica na próxima semana.

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