Medir o que Importa de John Doerr, Resumo do Livro – As Minhas Notas
Em Medir o que Importa – Como a Google, Bono e Fundação Gates transformam o mundo com OKRs*, John Doerr apresenta uma metodologia de desenvolvimento de objetivos designada OKRs. Esta metodologia é responsável pelo sucesso de muitas empresas mundiais, e pode ser utilizado por todo o tipo de organizações e indivíduos.
O livro em três sentenças:
- O desenvolvimento de objetivos é essencial ao crescimento individual e das organizações, e para ser bem-sucedido deve ser inspirador e ter meios de ser medido.
- Os objetivos de curto-prazo devem ser criados trimestralmente e estar alinhados com os objetivos anuais de longo prazo.
- O sucesso do sistema reside numa revisão e melhoria contínua (semanal), acrescentando-se, eliminando-se e redefinindo-se as componentes em função da experiência adquirida e da realidade encontrada.
O que são objetivos OKR?
De acordo com o site Atiim, os OKRs pretendem responder à seguinte questão: O que podemos fazer de mais importante e com maior impacto nos próximos três meses? Trata-se portanto de uma método para estabelecer objetivos trimestrais, não se devendo identificar mais do que três a cinco objetivos para manter o sistema manejável.
O que significa a sigla OKR?
OKR é dividido em duas etapas: Objetivos (O) e Key Results ou Métricas Principais (KR).
Objetivos (O)
- O que se pretende fazer.
- São significativos, concretos e orientados para a ação.
- Providenciam direção.
Métricas Principais (KR)
- Servem de referência e monitorizam o progresso em direção aos objetivos.
- São sucintos, específicos e mensuráveis.
- Tipicamente incluem números.
Começar com o porquê
Para os OKRs terem hipótese de sucesso, devemos saber em primeiro lugar porque fazemos os objetivos. Uma visão clara, inspiradora e audaciosa é requerida. Os objetivos trimestrais dos OKR’s devem nascer e estar integrados com a visão, missão e planos anuais das organizações.
Num ambiente OKR os Objetivos (O) e Resultados Principais (KR) devem estar acessíveis a todos os níveis da organização, havendo uma comunicação bilateral entre superiores e subordinados.
A necessidade de acompanhamento
O progresso dos OKRs podem ser medidos semanalmente considerando três possibilidades.
- Luz verde: os KR estão conforme previsto. Continuar como até então.
- Luz amarela: os KR estão atrasados em relação ao previsto. Identificar os obstáculos e modificar as atividades de acordo.
- Luz vermelha: o KR está em risco. Eliminar ou substituir o KR.
Doerr dá um exemplo de medição da performance utilizando os OKR na Google, em que o sucesso do sistema é medido quando se atinge 70% da realização dos objetivos. Objetivos concretizados a 100% significa que os mesmos não foram bem definidos, e que podia-se ter ido mais longe.
Exemplo de um objetivo OKR
De seguida descreve-se um objetivo tipo com três métricas principais adaptado de Okrexample.
Objetivo (O): Criar e implementar um programa de formação interno
Métrica 1 (KR1): Entrevistar 10 chefes de equipa nas necessidades de formação
Métrica 2 (KR2): Falar com 2 outras empresas acerca das suas práticas de formação
Métrica 3 (KR3): Definir e desenvolver conteúdos para 5 módulos de formação
Esta técnica de objetivos pode ser implementada individualmente ou em equipa recorrendo à ajuda da tecnologia.
Estabelecer objetivos OKR não é propriamente fácil, sendo uma ferramenta que é dominada com a experiência. No entanto, trata-se de um método com provas dadas nu meio empresarial, que poderá ser útil para os mais determinados, aumentando a produtividade pessoal e das organizações.
*Tradução do título original do livro: Measure What Matters: How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the World with OKRs de John Doerr.