Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Monetizar um Blogue: Nem tudo é o que Parece

calculadora com moedas

Em conversa com um familiar, e depois de falar deste blogue, perguntou-me quantos subscritores é que tinha. Respondi-lhe que tinha dois subscritores. Depois riu-se e disse: “É tempo de encontrares alguma coisa para fazer dinheiro”.

Ainda tentei desculpar-me dizendo que não fazia promoção do blogue e que os objetivos eram outros, mas depois desisti. Este comentário, fez no entanto pensar na utilidade final deste blogue, e noutros projetos que estou envolvido, que basicamente não produzem qualquer resultado financeiro.

Acredito que escrever é uma forma de terapia que ajuda a organizar e a encontrar novas ideias. Por isso não escrevo por dinheiro aqui, mas para procurar inspiração ligando conceitos e experiências do meu dia-a-dia em assuntos que são importantes para mim e de que gosto.

Já tinha referido há dias atrás sobre o processo criativo da escrita, para quem não sabe sobre o que falar, é escrever regularmente sobre qualquer coisa, de preferência diariamente, que muito possivelmente irá encontrar um padrão temático nos seus textos nos meses seguintes.

Na minha opinião, um blogger deve motivar-se pela paixão dos assuntos que escreve, nem que seja pela própria escrita. Por outras palavras, pode ter uma abordagem não ficcional ou  ficcional na sua escrita.

Se o blogue dá dinheiro ou não, deverá ficar em segundo plano para evitar frustrações. As formas comuns de monetização direta de um blogue, como a publicidade ou programa de afiliados, são no mínimo anémicas, não justificando qualquer trabalho neste sentido, pelo menos nos primeiros tempos do blogue.

Já a monetização indireta, como a possibilidade de mostrar determinada especialidade ou conhecimentos em determinada área, poderá ser útil. Neste último caso, um blogue funciona como uma máquina de relações públicas, uma porta de entrada para se estabelecer uma relação e poder tirar dividendos no futuro.

Voltando à pergunta inicial do meu familiar, se tenho subscritores e se estou a fazer dinheiro com este blogue, a resposta continua a ser não. Escrevo sobre o que gosto, melhoro as minhas capacidades de redação e acima de tudo procuro ser uma pessoa mais criativa e encontrar soluções para antigos problemas através de um blogue.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D