Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Hábito da Revisão Mensal na Produtividade Pessoal

Criar um plano de sucesso que inclua os objetivos a médio e longo prazo, é a primeira metade do caminho para o desenvolvimento de uma vida com mais significado.

A segunda metade é a revisão regular do plano: saber onde estamos em relação ao planeado, e as modificações necessárias em função do que descobrimos ou aprendemos.

Este blogue tem uma forte componente prática, e pretende acompanhar a minha própria produtividade pessoal, pelo que irei utilizar a revisão do último plano de sucesso que criei.

Área das finanças

Investir na bolsa de valores

Pretendo obter a independência financeira recorrendo ao investimento na bolsa de valores, com um retorno anual de 100%. Trata-se de uma meta bastante ambiciosa, mas possível com um enorme trabalho, dedicação e o desenvolvimento de uma boa estratégia.

Após largos meses a investir e a treinar diariamente numa conta de simulação, e muitas horas de aprendizagem depois,  termino o mês de novembro com um saldo positivo. Se o mês de dezembro correr tão bem como o de novembro, irei avançar no ano novo para a negociação de títulos numa conta com dinheiro real.

Monetizar o blogue The Daily Habit

Criar e escrever neste blogue foi uma das melhores decisões que tomei nos últimos tempos. Ajuda-me a refletir sobre as minhas ideias (que são muitas), e a gerir prioridades escolhendo as ideias com a melhor relação custo/benefício. O custo aqui é medido pelo tempo que dedico aos meus projetos. Se vejo que um projeto exige muito trabalho para o benefício esperado, então não vale a pena seguir com o projeto.

A monetização deste blogue não é neste momento prioritária, porque o que posso ganhar com o mesmo, não se equipara as potencialidades de rendimento com outros projetos. Esta ideia não inteiramente abandonada, ficando na lista dos projetos de algum dia (este é um conceito do método de gestão do tempo GTD).

Área da carreira

Progredir profissionalmente

Tenho a felicidade de trabalhar num emprego estável com um horário decente. A desvantagem é que existem poucas perspetivas de evolução na carreira.

A progressão profissional, e se alguma vez tiver sorte, só será atingida se conseguir dominar as regras do jogo, controlando as dinâmicas das relações sociais e do poder.

Neste sentido, o meu local de trabalho irá servir como laboratório experimental, onde irei testar a conquista de um maior respeito e influência sobre os outros (com integridade).

Área pessoal

Diminuir o tempo nas tecnologias de informação

As tecnologias são fundamentais para uma maior produtividade, mas os excessos acabam por ter um efeito prejudicial. Todos os dias a partir das 22h e o sábado na íntegra, irão ser livres de smartphones, tablets e computadores.

Cozinhar vegetariano

O meu desejo de ter pelo menos metade das refeições semanais com uma alimentação vegetariana é um desafio. Cada semana tem 14 refeições principais, o que dá 7 refeições leves e saudáveis por semana. Se nas próximas semanas começar a fazer duas refeições por semana com vegetais, já é um bom início em direção ao meu objetivo.

Conclusão

Esta foi a revisão mensal do meu plano de sucesso, servindo de reflexão e melhoria contínua à minha produtividade pessoal e gestão de prioridades. O objetivo último é conseguir prosseguir em direção aos meus objetivos, com uma vida mais preenchida de conquistas e alegrias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.