Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Homem Mais Rico da Babilónia de George Clason, Resumo do Livro - As Minhas Notas

O homem mais rico da Babilónia de George Clason

Em O Homem Mais Rico da Babilónia, George Clason partilha um conjunto intemporal de princípios com o objetivo de fornecer uma visão para “os que ambicionam ter sucesso financeiro”, retratado através de contos.

As “lições” do livro visam mostrar que os segredos para a construção da riqueza são imutáveis e permanecem aplicáveis ao longo da história. Embora os conceitos abordados sejam do senso comum, estes encapsulam os fundamentos da gestão do dinheiro, que devem ser sempre recordados.

A principal lição vem de Arkad, o homem mais rico da Babilónia. A pedido do rei, Arkad trasmite as suas “curas" para a falta de dinheiro de indivíduos e sociedade, de forma a que possam colher os benefícios de um crescimento financeiro.

Lição 1 - Comece a poupar e a controlar as suas despesas

Todos sabem a importância deste princípio, tratando-se de um clássico das finanças pessoais, mas nem sempre o aplicamos da melhor forma. É recomendado economizar pelo menos 10% de todos os rendimentos obtidos, aplicando-se mesmo no caso da existência de dívidas.

O controlo das despesas é essencialmente aprender a viver dentro dos seus meios, e evitar o que Clason chama de “inflação do estilo de vida”, que significa que as nossas despesas tendem a crescer e a igualar os rendimentos, independentemente do que se ganha.

Se quiser economizar dinheiro para o seu futuro, deve começar a colocar de parte uma porção dos seus ganhos e controlar as suas despesas.

Lição 2 - Invista e faça o seu dinheiro crescer

O seu património deve ir para além dos seus rendimentos. Ponha o dinheiro a trabalhar para si, fazendo investimentos inteligentes e aproveitando os juros compostos que irão capitalizando ao longo do tempo.

Tenha atenção aos maus investimentos, recebendo conselhos apenas de pessoas que conseguiram economizar poupanças e construir riqueza. Assegure-se de que o seu capital está protegido, tem retornos de investimento razoáveis e que os pode recuperar se surgir algum imprevisto.

Clason afirma que deve fazer da sua casa um investimento, sendo preferível fazer o pagamento da hipoteca a um banco em que a casa posteriormente tornar-se-á seu património ônio, em vez de dar esse dinheiro a um senhorio. É também importante planear a reforma, para ter uma vida confortável no futuro.

Lição 3 - Melhore os seus conhecimentos e competências.

Muitas pessoas deixam de aprender cedo, enquanto outras continuam a aprender e a melhorar durante toda a sua vida.

Se está empregado ou é trabalhador por conta própria, é importante trabalhar nas competências que são valorizadas pelo mercado e tornar-se mais “empregável” com possibilidades de uma progressão salarial ou aumentar o valor dos seus serviços. Se tem uma empresa, deve investir na sua formação de modo a conseguir gerir e posicionar o seu negócio obtendo melhores retornos financeiros.

Pode recorrer a formação, ir a aulas, ganhar experiência em novas atividades ou mesmo na Internet. Hoje em dia as possibilidades são ilimitadas e seja qual for a sua escolha, defina as suas metas e comece.

Conclusão

Os conselhos sobre rendimentos e poupança apresentados podem por vezes parecer básicos e do senso comum. Talvez seja esse um dos seus principais segredos, manter a simplicidade. É de notar que trata-se de um livro inicialmente publicado em 1926, num período anterior a como vemos os bancos e mercados organizados. No entanto, os princípios enunciados são as bases de partida para umas finanças pessoais saudáveis e responsáveis em qualquer época.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.