Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Como Perder o Medo de Falar em Público

Pessoas num teatro com palco iluminado

Atualizado a 04/12/2019

Falar em público é um dos medos universais que está presente na maioria das pessoas. A ideia de alguém se dirigir a um palco ou falar para um grupo de pessoas pode ser aterradora. Eu era umas dessas pessoas, e já há algum tempo resolvi aderir aos Toastmasters que basicamente tem com principal finalidade providenciar aos seus membros a possibilidade de aprender e treinar o discurso público, num ambiente de apoio e suporte mútuo.

A Toastmasters está presente em Portugal deste 2006 com vários clubes de norte a sul do país. As sessões dos clubes realizam-se semanalmente ou quinzenalmente, e são diferentes de outro tipo de formações na medida em que não existem formadores. Os membros praticam o discurso público e recebem feedback imediado com a indicação dos pontos fortes e os pontos que necessitam de melhoria.

Os percursos de comunicação são escolhidos individualmente por cada membro, com projetos definidos em áreas como a influência persuasiva, liderança dinâmica, domínio da apresentação, estratégias motivacionais, comunicação visionária e relacionamentos estratégicos. Em todas as áreas são organizados e apresentados discursos em público.

O nervosismo de falar em público existe sempre, mesmo para os oradores mais experientes, diminuindo gradualmente com a prática e o tempo em palco. Aliás, uma pequena dose saudável de medo melhora a performance, porque ajuda a projetar um maior entusiasmo, condição essencial para uma boa oratória. A Toastmasters permite esta prática de desenvolvimento pessoal em sessões periódicas organizadas num ambiente positivo e entre-ajuda.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.