Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Poder das Imagens na Produtividade Pessoal

Paisagem natural de rio, árvores e montanha

Todas as manhãs de segunda-feira quanto chego ao trabalho a primeira coisa que faço é colocar uma nova imagem no ambiente de trabalho do computador. Esta imagem é habitualmente retirada do bing wallpaper, uma magnífica coleção de fotografias da Microsoft com alusão à natureza, arquitetura ou pontos singulares de interesse no mundo.

Outros imagens que costumo utilizar provêm de blogues e sites de arte contemporânea pela originalidade e inspiração que proporcionam (ver alguns exemplos no final deste artigo).

A minha área de formação base é a engenharia, e naturalmente o meu lado analítico tende a ser mais utilizado, quer no trabalho, quer às vezes em situações pessoais. A teoria da ciência é baseada na análise de circunstâncias e na tentativa contínua de resolução de problemas, sendo esta caraterística muito positiva.

No entanto, existem muitas situações em que o lado racional ou analítico pode não ser suficiente para progredir em determinados aspetos, e aqui a intuição e outras forma de pensar são desejadas.

A alguns dos leitores já deve ter acontecido quererem resolver um problema, debaterem as várias soluções possíveis, e não conseguirem chegar a uma solução, pela complexidade da situação ou outro aspeto qualquer. Possivelmente, e em algumas ocasiões, resolveram distanciar-se do problema, quer seja através de uma noite de sono, ou uns dias sem pensar no assunto.

Um dia, parecendo surgir do nada, surge uma nova ideia, e que parece resolver a situação. Este é caso típico da intuição a funcionar, ou o lado criativo que acaba por encontrar um caminho, e sem conseguirmos dar uma explicação plausível.

O poder das imagens, principalmente imagens inspiradoras e criativas, pode desencadear um processo de inovação, de olhar para as situações com outros olhos, fugindo do nosso lado racional que não conseguiu analisar e resolver o problema em primeiro lugar.

É fantástico pensar como algo tão simples como escolher uma nova imagem para o ambiente de trabalho do computador, que não leva mais de cinco minutos, retira-nos por momentos do nosso foco analítico ou racional, e permite ajudar a estabelecer o equilíbrio perante as dificuldades diárias.

Alguns blogues e sites para servir de inspiração:

Bing Wallpaper

This is tomorrow

The jealous curator

Colossal

Doodlers anonymous

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub