Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Poder de um Diário

Escrever e manter um diário é muito poderoso, especialmente se anotarmos regularmente os problemas e soluções que encontramos pelo caminho da vida. Não é por acaso que o imperador romano Marco Aurélio escreveu doze livros com as suas diversas meditações, com a finalidade de servir como uma fonte para a sua própria orientação e melhorar como pessoa.

Presunções à parte, e não me querendo comparar a Marco Aurélio, quando criei este blogue pretendia exatamente o mesmo. Ajudar a traçar um caminho e desenvolver-me pessoalmente através da escrita de um diário online.

Existe uma dificuldade generalizada pela maioria das pessoas em definir objetivos, em que me incluo. Exercícios como a fórmula SMART e outros no desenvolvimento de objetivos, têm o seu lugar, mas podem não dar as respostas que procuramos em determinadas situações.

Em conversa com uma amiga autora que publicou vários livros, e que oferece workshops de escrita criativa, perguntei como é que um novo autor pode encontrar um tema para o seu livro. Um livro exige um compromisso muito grande, e encontrar um tópico pode ser extremamente difícil, à semelhança da definição de um objetivo importante que possa contribuir para um propósito de vida.

Respondeu-me que grande parte dos novos autores não tem uma ideia sobre o tema para o seu livro, muito menos de como irão posicionar-se em relação a tudo o que foi publicado. Recomenda a estes autores escreverem diariamente sobre qualquer coisa, mesmo que não tenham inspiração. O importante é aparecer e escrever o que vier à cabeça.

Após alguns meses irão notar que certos temas começam a emergir. Ainda ao final de mais algum tempo, algum tópico ou questão em específico irá despertar o interesse suficiente para se definir o tema e começar a desenvolver o primeiro esboço do livro.

Com este diário na forma de blogue, a filosofia tem sido a mesma, e no início tinha apenas uma ideia vaga sobre o que iria escrever. Do The Daily Habit emergiu o meu interesse pelo investimento na bolsa de valores. Este interesse traduziu-se no grande propósito em atingir a independência financeira recorrendo ao investimento ativo nos mercados.

Outro interesse que emergiu com este blogue foi o reconhecimento do desenvolvimento das relações interpessoais necessárias ao sucesso no mundo do trabalho, que prendem-se sobretudo com uma maior capacidade de influência e estratégia. Este interesse ainda não foi transposto para um grande propósito, nem sei se irá acontecer.

A capacidade de exercer influência é no entanto uma característica transversal a todas as áreas da vida, e por este motivo, faz parte inerente das soft skills. Desenvolver um interesse nesta área deveria ser obrigatório a todos, mesmo que não se pretenda perseguir um grande propósito como ascender a um cargo de poder de uma organização ou prosseguir uma carreira na política.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Informação legal

Este blogue transmite a opinião do autor e pode conter imprecisões. Nas suas decisões, faça a sua própria pesquisa ou procure ajuda de um profissional.