Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Princípio de Pareto e Como Pode Ser Utilizado para Aumentar a Produtividade.

Relógio de parede

O caminho para o sucesso não é sempre linear existindo muitas escolhas que podem condicionar o nosso futuro. Cada ação irá dar origem a uma resposta, ou na pior das hipóteses a uma ausência de resposta, que na sua essência também é uma forma de resposta.

O nosso principal objetivo será traçarmos um plano em função da nossa visão e delinear as estratégias e ações necessárias para chegar a bom porto, adaptando pelo caminho a alguns imprevistos e implementando medidas corretivas se necessário.

Existem inúmeras estratégias e ações que podem ser implementadas, e o acesso à informação e experiência dos outros nunca foi tão fácil. O desafio passa por saber distinguir as medidas, dentro das inúmeras opções disponíveis, que produzem maiores resultados e podem ser mais eficazes.

O principio de Pareto, também conhecido como a lei de Pareto ou o princípio 80/20, afirma que em termos gerais nos acontecimentos, 20% das causas produzem 80% dos efeitos. Este princípio foi desenvolvido a partir da observação e análise do economista italiano Vilfredo Pareto, e tem sido transposto para as mais diversas áreas.

Isto quer dizer por exemplo, que num negócio 80% dos rendimentos provêm de 20% dos clientes, 80% dos resultados de marketing provêm de 20% das ações de marketing, 80% da produção de produtos ou serviços provêm de 20% do pessoal, 80% do valor de um projeto provêm de 20% das caraterísticas do mesmo e por aí adiante.

A gestão pode beneficiar imenso com este princípio, e em particular a produtividade. Se colocarmos os nossos esforços nas tarefas e ações que produzem os maiores resultados conseguimos obter uma maior produtividade, obter um maior rendimento e atingir mais cedo os nossos objetivos.

O princípio 80/20 é assim um importante aliado na concretização da nossa visão, devendo estar sempre presente nas escolhas que fazemos. Por vezes a percentagem poderá não ser exatamente 80/20 mas 70/30, 60/40 ou outra, sendo no entanto evidente que para se chegar a algum lado terão de se fazer escolhas e concentrar os esforços naquilo que realmente importa.