Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Processo de Revisão Semanal das Listas de Tarefas segundo o Método GTD

Marcar lista de tarefas como concluída

No domingo é quando geralmente faço a revisão semanal das minhas listas de tarefas. Digo geralmente, porque a revisão também pode ser à sexta-feira ou sábado. O importante é no final da semana encontrar um momento para atualizar a lista de tarefas e preparar a semana seguinte.

O método de gestão do tempo GTD

O meu sistema para a revisão semanal é influenciado largamente pelo método de gestão do tempo Getting Things Done, ou GTD, de David Allen. De acordo com o GTD, as listas de tarefas são divididas por contextos, sendo vital uma manutenção regular para evitar que o sistema quebre.

Utilizo três listas ou contextos: trabalho, pessoal e finanças pessoais. Em cada lista constam os projetos e tarefas em que estou a trabalhar. Um projeto é criado quando existem pelo duas ou mais tarefas com o mesmo propósito ou objetivo.

O processo de revisão semanal

A revisão semanal consta das seguintes atividades:

  • Marcar como concluídas as tarefas finalizadas e adicionar novas tarefas.
  • Marcar como concluídos os projetos finalizados e adicionar novos projetos.
  • Certificar de que existe pelo menos uma tarefa para cada projeto ativo.
  • Clarificar todas as tarefas e projetos para que não existam dúvidas sobre o que tenho de fazer.
  • Eliminar ou adicionar um novo contexto ou lista (menos frequente).
  • Responder a questões chave que possam gerar novos projetos e tarefas: Família? Saúde? Amigos? Cultura? Hábitos? Descanso? Etc.

Aplicações para organizar as listas de tarefas

A melhor forma de organizar as listas de tarefas é através de uma aplicação. Nirvana, Todoist, Tick Tick, ou Microsoft To Do são exemplos de aplicações conhecidas nesta arena.

Independentemente da metodologia de revisão semanal ou aplicações utilizadas, é importante não descurar a revisão regular das tarefas, pois facilmente as mesmas poderão escapar e assim ficar por fazer o que é mais importante.