Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O que a Economia nos Pode Ensinar sobre a Gestão de Prioridades

Mulher em supermecado olhando para área de frutas

Sabe porque os Estados Unidos lideram a indústria cinematográfica, a Alemanha lidera a indústria automóvel, a China lidera a indústria têxtil e a França lidera a produção de queijos?

Isto pode ser explicado pelo conceito económico de custo de oportunidade, e pode ser aplicado tanto aos países como aos indivíduos como ferramenta de gestão de prioridades para uma maior produtividade.

O site Nota Positiva define custo de oportunidade nos casos em que "sempre que é tomada a decisão de utilizar um recurso para satisfazer uma determinada necessidade, perde-se a oportunidade de o utilizar para satisfazer uma outra necessidade".

Ou seja, o tempo é finito, as nações e indivíduos têm as mesmas 24 horas num dia, e se decidirmos dedicar tempo a determinadas atividades existem outras que inevitavelmente irão ficar para trás. Importa portanto escolher nas poucas horas que estamos acordados as atividades ou tarefas com a potencialidade de um maior impacto nas nossas vidas e no mundo.

Por exemplo, um indivíduo tirou um curso de medicina e especializou-se investindo anos de estudo. Se este médico escolher depois de formar-se ir trabalhar como rececionista de hotel está a prescindir de maiores rendimentos financeiros além de não poder ter um maior impacto no mundo salvando vidas.

Se o0utro indivíduo tirar um curso numa escola de hotelaria, e for trabalhar para uma obra como servente, está também possivelmente a prescindir de maiores rendimentos e de uma carreira na hotelaria. Não irá fazer aquilo para o qual foi treinado e investiu o seu tempo, como servir as pessoas que viajam em negócios ou lazer providenciando o seu descanso e conforto.

Com os países é semelhante. Se a Alemanha em vez de fabricar automóveis começasse a produzir têxteis, iria exportar menos e não produzia os melhores carros do mundo.

A lição a aprender de acordo com o conceito económico custo de oportunidade é gerirmos as nossas prioridades e fazer as melhores escolhas de acordo com aquilo que somos bons, temos formação ou experiência.

Na próxima vez quando estiver indeciso entre várias opções, pergunte a si mesmo: "Destas opções, qual a que tenho mais formação, conhecimento ou experiência e pode ter um maior impacto para mim e para as outras pessoas?"