Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O que é um Mapa Mental e Para que Serve (Inclui Caso Prático)

Mapa mental do blogue The Daily Habit - Pré-visualização

Um mapa mental é uma forma gráfica de representar ideias e conceitos. É uma ferramenta de pensamento visual que ajuda a estruturar as informações bem como analisar, compreender, resumir e gerar novas ideias.

Tive conhecimento desta ferramenta pela primeira vez através de um curso, integrada numa disciplina de inovação. Desde então utilizo mapas mentais para resolver problemas, pensar estrategicamente e organizar informação.

Num mapa mental, em vez das notas tradicionais com um texto linear, a informação é estruturada com o objetivo de se assemelhar mais à forma como o cérebro funciona de acordo o seu criador Tony Buzzan. Este método de representação visual pretende utilizar ambas as capacidades analíticas e criativas do cérebro, de acordo com Lite Mind.

Ideia

Como criar um mapa mental

O processo de criação de um mapa mental é simples e tem três passos.

Passo 1 – Começa-se com uma página em branco, escrevendo ou desenhando a ideia central (ver Daily Habit na imagem).

Passo 2 - Desenvolver os tópicos relacionados com a ideia central, conectando cada um deles com uma linha (ver produtividade, finanças e sucesso na imagem).

Passo 3 - Repetir o mesmo processo para os subtópicos, Pode continuar este processo gerando novos subtópicos de nível inferior até estar satisfeito. No meu exemplo tenho três níveis (ideia central, tópicos e subtópicos).

Existe uma aplicação informática gratuita para a criação de mapas mentais que vou falar mais à frente.

Vários livros

Possibilidades de utilização

Pode utilizar os mapas mentais em inúmeras situações tais como:

  • Tomar notas
  • Brainstorming (individualmente ou em grupo)
  • Resolução de problemas
  • Estudo e memorização
  • Planeamento
  • Pesquisa e organização de informação
  • Obter insights sobre assuntos complexos
  • Libertação da criatividade

Mapa mental completo do blogue The Daily Habit

Exemplo do mapa mental para o blogue The Daily Habit

A imagem mostra um exemplo prático de um mapa mental que criei para encontrar palavras-chave para este blogue com o objetivo de desenvolver conteúdos relacionados com os tópicos produtividade, finanças e sucesso, e sobre o qual escrevo.

Estes tópicos são generalistas pela sua natureza pelo que pretendia focar o trabalho num nicho de mercado que vá de encontro aos meus interesses mas em que também existam leitores. Ficaram de fora da pesquisa muitas outras palavras, sobre o qual provavelmente nunca iria escrever.

Utilizei a ferramenta gratuita Ubersuggest, de otimização de conteúdos, para o apoio na contagem das palavras mais procuradas no Google. Pode reparar que os subtópicos correspondem às palavras-chave ordenadas por popularidade. O número ao lado de cada palavra representa a estimativa de pesquisa mensal.

Mapa globo

Caminho a seguir no blogue

Depois de estruturar o mapa mental com as possibilidades de palavras-chave a abordar neste blogue, chego às seguintes conclusões para a gestão futura de conteúdos.

Produtividade: Escrever mais conteúdos sobre a importância de objetivos e metas para melhorar a motivação.

Finanças: Escrever mais conteúdos sobre a simplificação do investimento nos mercados financeiros para uma melhor rentabilização do dinheiro.

Sucesso: Escrever mais conteúdos sobre as competências de liderança e comunicação para o sucesso no trabalho.

A trabalhar com tablet

Software recomendado e gratuito

Um mapa mental pode ser desenhado à mão numa folha em branco, mas prefiro o uso da tecnologia porque é muito mais prático com a possibilidade de edição. O XMind é uma aplicação gratuita muito apelativa graficamente e com todas as principais funcionalidades.

Existe uma versão paga com funcionalidades adicionais, sendo destinado àqueles que querem explorar todas as utilidades da aplicação ou apoiar o seu desenvolvimento. A versão gratuita já tem todas as funcionalidades necessárias e é a que utilizo.

O XMind tem duas aplicações, o XMind Pro e o XMind Zen. A primeira aplicação é a mais completa mas só funciona no PC. A segunda aplicação tem menos funcionalidades mas é acessível em todos os dispositivos. Pessoalmente utilizo ambas. A versão Pro para mapas mentais mais exigentes e a versão Zen para mapas mentais mais simples ou para aceder rapidamente no telemóvel ou tablet (o mapa mental da imagem foi criado na versão Pro.

Conclusão

Espero que tenha gostado deste artigo, e do exemplo de como pode ser utilizado um mapa mental e suas potencialidades. Este processo de criação pode ser fascinante e rico, oferecendo uma dose de inovação e descoberta.

Icons made by Smashicons from www.flaticon.com

2 comentários

Comentar post