Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

O Sucesso segundo a Pirâmide de Maslow

Pirâmide de Maslow

Imagem: verywellmind

A Pirâmide de Maslow, é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow na década de 50, com o objetivo de determinar as condições necessárias para a realização do indivíduo. Na sua essência, a teoria tenta responder à questão das motivações das pessoas que estão por detrás do significado de sucesso.

De acordo com Maslow, o sucesso é definido como uma satisfação progressiva de necessidades, até se chegar ao último nível de realização pessoal com a independência, quer seja de valores, criatividade, espontaneidade, financeira ou outra.

Para o indivíduo atingir o último nível de realização pessoal, e segundo esta teoria, precisa primeiro de ver os quatro níveis anteriores satisfeitos, cada um construído em cima do nível anterior, e de acordo com a seguinte descrição acompanhada pela analogia de um edifício.

1.º Nível – Necessidades fisiológicas (as fundações do edifício)

Tratam-se das necessidades básicas de qualquer pessoa como ter saúde e garantir a sua sobrevivência.

2.º Nível – Necessidades de segurança (o teto e paredes do edifício)

Após a satisfação das necessidades fisiológicas, o indivíduo volta-se para a sua segurança, como ter um emprego que permita ter um rendimento garantido e conseguir proteger a sua família.

3.º Nível – Necessidades de amor e relacionamentos (as infraestruturas básicas: água, eletricidade, gás, televisão e internet)

Este nível inclui a necessidade de convivência com a família e das relações intimas. Também é considerado neste nível o lado social do indivíduo como os amigos ou a participação em grupos, associações, clubes, etc.

4.º Nível – Necessidades de autoestima (conforto com sistemas de climatização e aquecimento).

A autoestima do indivíduo é conseguida através de dois meios: concretização de objetivos e o reconhecimento dos outros.

5.º Nível – Necessidades de realização pessoal (todas as comodidades de um edifício inteligente moderno)

De acordo com a teoria de Maslow, este é o último nível de satisfação de necessidades do indivíduo, e que corresponde ao sucesso. Como referido no início do artigo, a caraterística mais marcante deste nível é sentir a independência, ou liberdade.

Observações

Na sociedade ocidental, vemos muitas vezes o termo liberdade utilizado, especialmente pela classe politica. Os políticos baseiam-se em estudos, e sabem que no fundo a liberdade é o que as pessoas mais anseiam e desejam. Quem não desejaria ganhar o euromilhões para ser livre e fazer o que quiser, sem ter de dar satisfações a ninguém?

2 comentários

Comentar post