Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Objetivos SMART: Definição e Explicação

Artigo atualizado a 20/01/2020

Escrever objetivos é um caminho para a transformação das nossas aspirações em algo concreto e real. É também o primeiro passo para a criação de planos e desenvolvimento dos projetos necessários à concretização dos objetivos. No entanto, grande parte das pessoas apresenta dificuldades em criar objetivos.

Têm sido criadas várias metodologias para o seu desenvolvimento, incluindo-se a fórmula SMART como uma das mais populares. Trata-se de um acrónimo com cinco passos: eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.

eSpecífico

O objetivo é claro?

Quando se traça um objetivo deve-se ser o mais específico possível. Todos os envolvidos deverão entender facilmente o que se pretende. Um objetivo vago resulta em resultados fracos.

Mensurável

Quando se atinge o objetivo? Como medimos o sucesso?

A medição do objetivo é necessária para acompanhar o progresso em direção à sua concretização. Se tratar-se de um projeto de longa duração, é preciso ainda adicionar-se marcos ou objetivos intermédios.

Atingível

Este objetivo é realista? Tem-se o que é preciso para concretizar?

Esta parte foca-se nos recursos pessoais e externos para a realização do objetivo. Pense em como poderá concretizar o objetivo e se tem as ferramentas e capacidades necessárias. Este ponto pretende ser motivador e não desencorajador.

Relevante

Este objetivo é apropriado? Porque é que se pretende atingir o mesmo?

A relevância refere-se a fazer algo que seja importante no contexto das ambições e valores. Não vale a pena perder tempo precioso em objetivos com pouco significado. Ler o artigo R de Objetivos SMART para mais informações sobre este ponto.

Temporal

Qual a data de conclusão? Qual a periodicidade?

Costuma dizer-se que um objetivo sem uma data é um mero desejo. A utilização de datas providencia a noção de foco e urgência, clarificando quando se pretende atingir uma meta. Se tratar-se de um objetivo de longo prazo devem-se introduzir datas intermédias.

Exemplo de objetivos SMART:

- Concluir e enviar o relatório X para o meu chefe até 20 de fevereiro.
- Organizar um jantar com os meus amigos X, Y e Z no próximo sábado em minha casa.
- Iniciar para a semana às terças e quintas um programa de exercício físico no ginásio X (este objetivo é também um hábito.

Seja qual for a técnica que utilizar para definir os seus objetivos, não deve descurar este aspeto, pois é o que poderá fazer a diferença entre um maior ou menor impacto nos seus projetos profissionais e pessoais.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D