Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Os 5 Grandes Traços da Personalidade

Mulher com várias expressões faciais

Recentemente tive contacto com a teoria dos cinco traços de personalidade amplamente estudada e desenvolvida no domínio da psicologia.

Parece que muitas empresas contratam trabalhadores para funções de liderança e outras baseado nesta teoria, que avalia uma pessoa em cinco áreas de personalidade e que descrevo abaixo.

As áreas de aplicação dos tipos de personalidade são também úteis como ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. No final do artigo encontra uma ligação para um questionário gratuito se tiver curiosidade em descobrir a sua personalidade.

1. Extroversão

extroversão mede o grau no qual uma pessoa experiência entusiasmo ou emoções positivas, particularmente em interações sociais.o

Aqueles que medem alto na extroversão encontram as interações sociais como energizante. Aqueles que medem em baixo em extroversão consideram as interações sociais como exaustivas.

Os extrovertidos tendem a sorrir mais e com maior intensidade do que os introvertidos. Tendem a ser melhores em atividades que requerem agradar pessoas ou a ser carismático, como no caso de um vendedor por exemplo.

Os introvertidos são melhores em atrasar a gratificação e a fazer tarefas cognitivas difíceis por longos períodos de tempo sozinhas e em silêncio. Isto é vantajoso em campos como a engenharia ou a escrita.

2. Agradabilidade

A agradabilidade é essencial para medir o nível de compaixão que uma pessoa sente pelos outros. Existe uma relação inversa entre agradabilidade e crueldade. Quanto mais baixo uma pessoa mede em agradabilidade, maior a sua capacidade para a crueldade.

Pessoas amigáveis tendem a ser mais solidárias e ter um desejo de criar relações positivas e sentem que o conflito é doloroso, ou mesmo traumatizante. Pessoas não amigáveis tendem a ser insensíveis, bruscas e egoístas.

Deverá pensar que uma agradabilidade alta é virtuosa e baixa é o diabo. No entanto, existem pessoas amigáveis que tendem a evitar o conflito ao mesmo tempo que aguardam por uma hipótese de o trair pelas costas. Geralmente, se uma pessoa pouco amigável tem um conflito, esta o irá articular diretamente e ser mais assertiva.

Para ser mais claro, mesmo a maioria das pessoas pouco amigáveis não gostam de conflito. Elas apenas tem mais tolerância para uma disputa enquanto experienciam menos dor do que uma pessoa amigável.

Uma excelente ponto de partida para desenvolver a agradabilidade é ler Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

3. Neuroticismo

O neuroticismo ou instabilidade emocional pode ser pensado como a propensão de uma pessoa para vivenciar emoções negativas, particularmente tristeza e medo. Existe uma relação inversa entre neuroticismo e a tolerância ao stress. Ter uma tolerância alta ao stresse equivale a ter um neuroticismono baixo.

De qualquer forma cada pessoa tem uma tolerância finita ao stress, e quando atinge o seu limite existem duas possibilidades: entra em pânico e medo ou explode de raiva.

Raiva e medo são dois lados da mesma moeda, conduzidos pelo stresse.

4. Conscienciosidade

A conscienciosidade é a forma de medir quanto uma pessoa tem capacidade de trabalhado e é organizada.

Pessoas conscienciosas trabalham muito e mantém os seus bens organizados. Pessoas não conscienciosas são pessoas preguiçosas e desorganizadas.

Muitas pessoas são erroneamente chamadas de preguiçosas quando o seu verdadeiro problema não está relacionado com a personalidade, mas sim de carater biológico em que têm pouca energia.

5. Abertura para a experiência

Abertura para a experiência mede o nível de criatividade. Aqueles que medem alto na abertura para a experiência gostam de atividades criativas como arte, música e visitar museus. Aqueles que medem baixo na abertura para a experiência, vêem tais coisas como aborrecidas ou pelo menos não tão motivantes.

A abertura para a experiência conduz ao empreendedorismo, à criação de novos projetos e ideias.

Existem no entanto desvantagens associadas de uma grande abertura à experiência. Por exemplo, este tipo de indivíduos são involuntariamente criativos na medidas em que espontaneamente pensam em novas ideias e formas de estar no mundo. Se não estiverem envolvidos em atividades criativas ficam terrivelmente depressivos.

Conclusão

Os cincos traços da personalidade são uma fórmula testada de conhecer a psicologia de cada um, e que pode ser usada para criar uma mensagem de influência e persuasão.

Todos possuímos parte de cada traço, uns mais que outros, e medidos numa escala.

De igual forma também pode ser usada para autoconhecimento e percebermos porque nunca nos sentimos atraídos por determinadas atividades, projetos ou mesmo carreiras.

Fonte:

Traits to Understand - Corporate Machiavelli

Teste de personalidade:

Questionario online gratuito de 35 perguntas com os cinco grandes fatores da personalidade

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub