Pensamento Critico: Definição e Utilização
Esta semana tenho uma apresentação em público na Toastmasters e resolvi a abordar o tema do pensamento crítico.
Antes de avançar com a definição propriamente dita, quero fazer a seguinte experiência retirada do site Zety. Para isso vamos imaginar que quero descobrir se o café faz bem.
Vou ao google e pesquiso por “razões para beber café”
Resultados: taxas mais baixas de depressão, estímulo da memória, longevidade e um coração mais saudável.
Depois vou google outra vez e pesquiso “razões para não beber café?”.
Resultados: redução da ansiedade, dentes mais brancos, perda de peso e um coração mais saudável.
Ou seja, encontro razões tanto para beber como para não beber café. O mais interessante é que todas estas razões são suportadas por diversos estudos científicos, e que se contradizem.
No meio disto tudo, como é que poderei reconciliar estas afirmações contraditórias?
É simples, recorrendo ao pensamento crítico.
O que é o pensamento crítico?
De acordo com Zety o pensamento critico é a capacidade de pensar de maneira organizada e racional, a fim de entender conexões entre ideias ou fatos, ajudando a decidir no que acreditar. Por outras palavras, é "pensar sobre o pensar" - identificar, analisar e corrigir as falhas na maneira como pensamos.
The Balance refere que os bons pensadores críticos tiram conclusões razoáveis de um conjunto de informações e discriminam entre informações úteis e menos úteis para resolver problemas ou tomar decisões.
Conceito.de destaca que o pensamento crítico não implica pensar de forma negativa nem com predisposição para encontrar defeitos e falhas. Muito menos consiste em tentar mudar a forma de pensar das pessoas ou substituir os sentimentos e as emoções.
Exemplos
As circunstâncias que exigem pensamento crítico variam de caso para caso, como por exemplo:
- Um médico que faz a triagem no serviço de urgências e decide a ordem pela qual os pacientes devem ser atendidos.
- Um advogado analisa as evidências e elabora uma estratégia para vencer um caso.
- Um gerente analisa os formulários de feedback dos clientes e usa essa informação para desenvolver uma sessão de formação de atendimento ao cliente.
Características
Capacidade de análise
Parte do pensamento crítico é a capacidade de examinar cuidadosamente algo, como um problema, um conjunto de dados ou um texto. Pessoas com capacidades analíticas podem examinar as informações, entender o que elas significam e explicar adequadamente as implicações dessas informações a outras pessoas.
Capacidade de comunicação
Muitas vezes precisamos de partilhar ideias com outras pessoas, ou de promover o pensamento crítico num grupo com determinado objetivo. Neste caso, é necessária uma comunicação eficaz para ajudar a apurar os factos, tudo num ambiente positivo e de melhoria contínua.
Criatividade
O pensamento crítico pode envolver criatividade e inovação. Por exemplo, pode ser necessário detetar padrões nas informações que está a analisar ou encontrar uma solução para determinado problema. Isto requer um olhar diferente sobre a informação.
Mente aberta
Para se pensar criticamente, é necessário deixar de lado quaisquer suposições ou julgamentos quando da análise da informação. É essencial ser objetivo, avaliar ideias e manter a imparcialidade.
Capacidade de resolução de problemas
A solução de problemas é uma das competências básicas de pensamento crítico que envolve analisar um problema, estudar e implementar soluções, e avaliar o sucesso das mesmas. Aqui as soluções devem ser práticas e adaptadas ao problema em questão.
Espero que este artigo tenha sido útil. Na próxima vez que tiver de tomar uma decisão importante, não aceite facilmente toda a informação como válida. Questione, mesmo que provenha de fontes que habitualmente considera credíveis.