Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Perfecionismo: Saber Quando Dizer Basta

Jogo de dardos com seta no meio

Tenho um peculiar interesse pelo desenvolvimento de sites, nomeadamente na criação de páginas web utilizando conceitos básicos de programação em HTML e CSS. Estas são as principais linguagens que browsers como o mozila firefox ou o google chrome empregam para render a página da Internet que está a ler agora.

Se algum dos leitores já programou, sabe o quanto moroso pode ser este processo, em especial quando existem erros de programação.

Nestes casos pode-se estar por vezes horas ou mesmo dias até descobrir onde está determinado problema. Muitas vezes o erro de um código pode estar na simples substituição de um ponto por uma vírgula por exemplo.

Isto levanta um sério problema para pessoas com personalidade ou tendência de perfecionismo, que é o meu caso. É importante aperfeiçoar ou aprimorar as técnicas que utilizamos nas nossas tarefas de uma forma geral, mas deve existir um ponto em que é preciso dizer basta, e aceitar o trabalho como está. Por outras palavras, aprender a viver com a imperfeição.

É claro que em determinadas profissões não é expectável ser menos do que perfecionista, como é o caso de um cirurgião. No entanto, na maioria das situações, existe um ponto em que o esforço adicional não compensa os resultados a mais obtidos.

O princípio de Pareto ou regra dos 80/20 apresenta uma teoria interessante neste sentido, enunciando que 80% dos nossos resultados advêm de 20% do nosso esforço. Os restantes 20% dos resultados para atingir os 100% advêm de 80% do esforço.

Para a maioria das situações do dia-a-dia, em que não existe uma necessidade de perfecionismo como o caso um assunto de vida ou de morte, não fará mais sentido trabalhar somente 20% do tempo previsto nas tarefas para obter 80% dos resultados, libertando tempo para outras atividades?

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

O que ando a ler

/

Informação legal

Este blogue transmite a opinião do autor e pode conter imprecisões. Nas suas decisões, faça a sua própria pesquisa ou procure ajuda de um profissional.