Porquê Aprender sobre o Poder?
Depois da injustiça no trabalho da semana passada com a minha avaliação, e da curta viagem neste fim de semana em que tive a oportunidade de ler A Grande Estratégia de John Lewis Gaddis, é tempo de iniciar a semana com uma nota positiva.
Nada melhor do que conhecer e dominar as dinâmicas do poder como parte da estratégia de evolução na carreira, pois como já tinha escrito no artigo anterior, ser bom naquilo que se faz é apenas 1/3 da batalha.
As dinâmicas do poder aplicam-se em todas as áreas
De acordo com Lucio Buffalmano em The Power Moves, as dinâmicas do poder aplicam-se em todas as áreas da vida e socialização, e não têm de ser necessariamente usadas para projetar poder, mas também para se conseguir uma maior justiça, prevenir a manipulação e desenvolver relações saudáveis em que todos ganham.
O domínio das dinâmicas do poder contribui ainda para melhorar a capacidade de influência e persuasão, liderança, relacionamentos, ambiente de trabalho e qualidade de vida.
Valores a cultivar no poder
Para desenvolver o poder deve abraçar os seguintes valores:
- O poder começa pela escolha de nunca ser uma vítima.
- Somos livres e virtuosos até ao momento que o nosso poder pessoal o permite.
- Procurar crescimento, e não ajuda.
- Questionar a autoridade e as fracas lideranças.
- Encontrar o próprio caminho, em vez de seguir o dos outros.
- A verdadeira liberdade só é conseguida através do entendimento do nosso inconsciente.
- Ter em atenção os grupos e adaptar um individualismo saudável (mesmo dentro de um grupo), porque os primeiros são facilmente manipuláveis.