Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

R de Objetivos SMART

Grande parte das pessoas já ouviu falar da fórmula SMART na definição de objetivos. É provavelmente o método mais popular de criar uma meta ou objetivo. Vários autores têm adaptado e modificado esta fórmula ao longo do tempo sendo que uma das designações mais utilizadas são:

eSpecífico
Mensurável
Atingível
Relevante
Temporal

Esta técnica tem resistido o teste do tempo, e pela simples razão de ser um método simples e eficaz de estabelecer objetivos.

Neste artigo em específico, quero falar sobre a importância da letra R de RELEVANTE, porque é o que faz a ponte entre o presente e o futuro. Conecta as nossas atividades do dia-a-dia com o propósito do futuro.

Já tinha escrito anteriormente no âmbito dos objetivos SMART que:

“A relevância refere-se a fazer algo que seja importante no contexto das ambições e valores.”

Faltava no entanto algo que funcionasse como a “prova dos nove” e validasse ou não a RELEVÂNCIA do objetivo. Encontrei a resposta numa simples pergunta.

Porque é que pretendes atingir este objetivo?

A resposta a esta questão pretende descobrir o verdadeiro motivo ou razão que está por detrás de cada objetivo.

Exemplo

Atualmente tenho o objetivo de escrever diariamente no blogue The Daily Habit.

Faço a pergunta e obtenho duas respostas:

RESPOSTA 1: Escrevo neste blogue todos os dias para passar o tempo (esta resposta não é nada inspiradora e não fornece qualquer motivo para executar o meu objetivo).

RESPOSTA 2: Para desenvolver competências e a consistência de escrita necessária ao trabalho de autor, para refletir sobre os meus objetivos pessoais, para desenvolver a minha eficácia no trabalho, para ajudar a criar hábitos e rotinas saudáveis, para aliviar o stress escrevendo um diário na forma de blogue (esta resposta é bastante inspiradora e motiva-me a executar o meu objetivo).

Consegue ver a diferença neste exemplo, que pode aplicar a todos os seus objetivos? O tipo de resposta ao “porquê” irá determinar se o objetivo é RELEVANTE ou não. Senão for relevante deve ser eliminado.

1 comentário

Comentar post