Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Stress no Trabalho: Consequências e Resposta

Homem stressado com mãos na cabeça junto a portátil

As últimas semanas têm sido excecionalmente preenchidas a nível do calendário. Acrescentando a necessidade de finalização de um projeto importante no trabalho, o início de um projeto de coaching voluntário, e uma constipação, resultaram num final de semana de elevado stress. Como tenho a tendência para o colesterol elevado, fiz um teste rápido na farmácia esta manhã, resultando num valor de 239, bem maior que os níveis recomendados.

O stress como fator de risco para a saúde

Já tinha lido anteriormente que alguns estudos científicos apontam o stress como fator de aumento dos níveis de colesterol no sangue. No meu caso específico penso que stress é mesmo um fator de risco, pois faço exercício físico regular e uma dieta considerada saudável.

Por vezes, aumentar a produtividade pessoal significa fazer menos, e cuidar de nós próprios, reduzindo as fontes de stress, que supostamente potenciam a elevação dos níveis de colesterol e outros problemas de saúde.

Saber dizer não

Não vou abandonar o projeto de coaching, mas reduzir as minhas atividades ao mínimo, até porque se trata de um projeto voluntário. Recentemente abordaram-me para organizar uma conferência em 2020 (também como voluntário), e este tipo de eventos exige uma grande coordenação de recursos humanos e materiais, pelo que terei de considerar a utilidade desta conferência para a concretização dos meus objetivos pessoais, e se vale a pena o esforço.

Saber escolher o que acrescenta valor

Quanto ao meu trabalho principal de engenharia, e considerando que opero numa grande organização, não poderei fazer mais do que as minhas responsabilidades, até porque esta estratégia não tem resultado do ponto de vista de progressão interna. A progressão na carreira está mais relacionada com o marketing pessoal do que com a capacidade de trabalho ou competência.

Neste sentido, irei dar enfase ao descanso nas próximas semanas, não descurando obviamente da produtividade pessoal, escolhendo inteligentemente as tarefas que produzem valor e recusando gentilmente as restantes.

3 comentários

Comentar post