Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness (MBCT): Definição e Prática

A terapia cognitiva baseada no mindfulness (do inglês MBCT), é uma forma modificada da terapia cognitiva que incorpora práticas como a meditação e exercícios de respiração. O seu objetivo é libertar os pensamentos negativos que causam a espiral descendente em direção a um estado depressivo ou de ansiedade.

O MCBT foi desenvolvido para pessoas com episódios recorrentes de depressão, ajudando também a reduzir a ansiedade generalizada e outras condições.

Sendo um processo de natureza preventiva, não deverá ser utilizado como tratamento de primeira linha, especialmente para casos mais complexos em que se deverá consultar o médico.

Em termos pessoais, já fiz o programa de oito semanas do MCBT seguindo o livro The Mindful Way through Depression: Freeing Yourself from Chronic Unhappiness de Mark Williams et al.

Trata-se de uma terapia na sua essência simples, mas não por isso fácil. Grande parte dos exercícios concentram-se na meditação sentada e atenção na respiração, observando as sensações corporais e pensamentos, evitando ser um ator ou atriz dos nossos dramas mentais.

Pretende-se com esta consciência, tanto de conforto como desconforto, acalmar a atividade mental e diminuir pensamentos e emoções negativas.

O MCBT convida a aplicar o mindfulness a outros contextos, e praticamente pode ser utilizado em quase todas as situações, como caminhar, comer, interações pessoais, etc.

1 comentário

Comentar post