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The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

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The Brief – Dossier de Produtividade Pessoal #1

Máquina de escrever, bloco de notas e café

Esta semana estou a iniciar uma nova rúbrica no blogue com as técnicas e métodos que utilizo para uma maior produtividade pessoal. Se por um lado escrevo sobre a teoria da produtividade e gestão do tempo, por outro lado quero manter uma componente prática, explorando as técnicas que utilizo e a experiência que obtenho das mesmas.

Escolhi o nome “The Brief” para o relatório inspirado na revista Time, que revela em parte a minha paixão pela língua inglesa como a linguagem internacional de comunicação, significando na sua tradução para o português como resumo, sumário, instruções, dossier, tarefa (site de tradução Linguee).

Blocos de tempo

Na última semana introduzi os blocos de tempo, constituindo uma divisão semanal em períodos específicos para a realização de tarefas que considero importantes. Cada bloco consiste em 1,5 hora de trabalho consecutivo. Os resultados foram os seguintes:

  • 3 blocos de tempo previstos para escrever artigos de produtividade aqui neste blogue – 3/3 blocos realizados.
  • 6 blocos de tempo previstos para escrever artigos profissionais - 4/6 blocos realizados.
  • 2 blocos de tempo previstos para tratar das finanças pessoais – 1/2 blocos realizados.

O primeiro segredo dos blocos de tempo é estabelecer objetivos. A partir dos objetivos incluem-se as atividades que contribuem para a realização dos mesmos.

O segundo segredo é disponibilizar tempo livre na agenda para imprevistos e outras atividades diversas, significando que não se deve agendar mais do que dois a três blocos num dia.

Listas de tarefas

Além dos blocos de tempo utilizo listas de tarefas divididas por área (trabalho, pessoal, blogue, etc) para não me esquecer de nada e manter-me organizado. Irei partilhar noutro artigo como organizo as minhas listas de tarefas., que são a base da minha produtividade e gestão do tempo.

Equilíbrio

Para ser produtivo é necessário equilibrar o trabalho com outros aspetos essenciais da vida.

Atividade física

A atividade física é muito importante para reduzir os níveis de ansiedade e manter a saúde. Já há alguns anos que pratico um método de yoga dinâmico cinco a seis vezes por semana. Este método tem a vantagem de proporcionar alguma atividade cardiovascular e ser meditativo ao mesmo tempo. Uma vez que já criei uma rotina não preciso de criar blocos de tempo para a prática do yoga.

Além de fazer muito bem, gosto de caminhar junto ao mar ou na natureza. Sempre que possível ao fim de semana realizo um passeio com a minha família. Esta semana foi a exceção com o aniversário dos meus sobrinhos gémeos que completaram o seu primeiro ano de vida.

Alimentação

Costumo ter algum cuidado com a alimentação, preferindo o vegetariano e vegan. No entanto não me considero extremista comendo de tudo um pouco, inclusive as pipocas doces ou salgadas do cinema que fazem tão bem à alma de vez em quando. Estou a pensar em breve realizar um curso de cozinha vegan para poder criar mais receitas saudáveis e saborosas.

Termino assim o meu primeiro dossier de produtividade pessoal, esperando regressar para a semana com a edição número dois.

2 comentários

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    tdhabit 30.03.2019

    As técnicas de gestão do tempo e produtividade devem ser adaptados a cada situação em particular. Uma técnica que resulte com uma pessoa não tem necessariamente de servir a outra pessoa. Aqui a prática é fundamental, aprender com a experiência e nunca desistir.

    Às vezes também me acontece não conseguir fazer as tarefas mais importantes logo ao início do dia, aplicando a mesma técnica de fazer outras mais pequenas em primeiro lugar. Penso que isto se deve à energia com que nos sentimos no momento, e não existe problema nenhum em fazer desta forma se for mais produtivo.
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