Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Brief – Dossier de Produtividade Pessoal #2

Máquina de escrever, agenda, café e logo The Brief

Esta é a edição número dois do dossier de produtividade pessoal "The Brief", que descreve aspetos particulares da minha experiência profissional e pessoal, na tentativa de ser uma pessoa mais produtiva e atingir melhores resultados.

Workshop de liderança

Esta semana apresentei uma workshop de desenvolvimento pessoal no dominio da liderança, e uma parte do tempo foi dedicada à sua preparação. A formação ocorreu no âmbito de um programa da Toastmasters Internacional, organismo de desenvolvimento de competências de comunicação e liderança do qual sou membro.

Apresentei o tema da liderança num contexto prático, em que no início da formação os participantes preencheram um questionário a avaliar a sua liderança em cinco níveis essencias:

  • Autoconsciência.
  • Consciência externa.
  • Resiliência.
  • Alinhamento.
  • Comportamento.

Estes níveis foram adaptados do Innovative Leadership Institute, e o questionário pode ser feito online para os interessados.

Depois do questionário, e da cada participante saber como estava em cada nível, foi partilhado a pontuação entre todos para se ter uma noção dos nossos pontos fortes e dos pontos que necessitam de melhoria. De seguida foi realizada uma breve explicação da cada nível, e lançada uma discussão moderada de como poderíamos melhorar  as nossas capacidades de liderança em cada uma das etapas.

Progressão profissional

A minha empresas esta semana concluiu o processo de promoções internas, com restruturação de algumas das unidades operacinoais. Infelizmente não fui considerado para nenhum dos novos cargos de direção.  Devo confesar que fique um pouco abalado, porque reconheço que tenho melhores competências que algumas das pessoas nomeadas. No entanto, trata-se de politica interna de escritório, e neste aspeto as coisas geralmente não são justas.

Há que seguir em frente, com resiliência, e praticar a capacidade de relacionamento humano e de influência. Espero deste modo ser considerado para uma futura promoção interna ou mesmo externa noutra organização.

Blocos do tempo

Sou apologista dos blocos de tempo na produtividade pessoal, o qual já falei anteriormente aqui neste blogue. Com os acontecimentos da semana, os objetivos ficaram aquém do esperado, com alguns blocos de tempo sem cumprimento.

Neste sentido, uma revisão semanal é crucial, para aprender o que falhou e o que pode ser melhorado. Reconheço que fui demasiado otimista com o que podia realizar na semana tendo em conta o compromisso adicional com a preparação da workshop. Por outro lado, participei em mais reuniões do que o habitual, roubando a minha disponibilidade para os blocos de tempo.

Grande parte das reuniões podem ser evitadas, e terei de encontrar formas criativas de libertar-me das mesmas. Os blocos de tempo também têm de ser restruturados, para refletir os meus objetivos e metas.

É fundamental perceber que o planeamento dos blocos de tempo não é perfeito, e muito dificilmente se irão cumprir sempre os objetivos da semana utilisando esta técnica. O essencial é providenciarem uma direção, e criarem uma consciência do que é importante produzir para atingir os objetivos.

Aplicações de produtividade

Atualmente a utilização da tecnologia certa é fundamental para melhorarmos a nossa produtividade pessoal. Esta semana introduzi algumas modificações na gestão de tarefas.. 

A aplicação que atualmente utilizo é o Nirvana baseada na metodologia de gestão do tempo GTD. Tenho nesta aplicação todas as minhas tarefas e projetos organizados, que estão disponíveis em todos os meus dispositivos. A subscrição anual do software está a terminar, sendo que existem alguns aspetos da aplicação que poderiam ser melhores.

Neste momento estou a testar outra aplicação de gestão de tarefas, o Tick Tick. As tarefas relacionadas com a vida profissional continuam no Nirvana e a vida pessoal está a ser transferida para o Tick Tick. O objetivo é migrar todas as minhas tarefas e projetos para uma aplicação mais adaptada ao meu fluxo de trabalho, e caso seja superior à que já utilizo atualmente.

Termina assim a edição número dois do meu dossier de produtividade semanal.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D