Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Dailies Edição #11: Uma Perspetiva Global

Esta é a edição número 11 do The Dailies, o diário da minha produtividade pessoal, onde partilho o que mais de importante ando a fazer e as minhas reflexões sobre como aproveitar melhor o tempo. Trata-se de uma edição bastante completa e global abordando as finanças pessoais, gestão do tempo, carreira, trabalho de autor (escrita) e mindfulness.

Finanças pessoais

A minha estratégia de finanças pessoais consiste em poupar 10 a 20 % do meu ordenado mensal e rentabilizar este dinheiro nos mercados financeiros através do investimento em ações.

Este processo de rentabilização iniciou com uma vontade em ter um rendimento superior às taxas de juro próximas do zero praticadas pelos bancos. Tive um sucesso inicial de investimento da bolsa de valores, para depois voltar a perder tudo. Poderá ler esta experiência em detalhe no artigoO que Aprendi em 1 ano a Negociar na Bolsa.

Após as perdas não desisti, negociando diariamente em ações numa conta de simulação em dinheiro real, e após cinco meses de trabalho intenso encontro-me com resultados consistentes e promissores, voltando aos mercados com uma conta real ainda durante este mês de janeiro. A minha estratégia de investimento na bolsa é detalhada num outro site.

Gestão do tempo

Iniciei este blogue como diário de reflexão para encontrar formas de ser mais produtivo no trabalho e na vida. Ao nível da gestão de tarefas e projetos consegui desenvolver um sistema adaptado e melhorado dométodo de gestão do tempo GTD, que embora não seja perfeito, tenho um bom controlo sobre as minhas atividades diárias. O sucesso da conclusão da tese mestrado foi graças em grande parte a este sistema mais aTécnica de Pomodoro.

O que faltava era uma ligação entre as minhas tarefas de curto prazo eos objetivos de longo prazo. Não adianta ter a sensação de estar ocupado o dia todo senão realizamos as tarefas importantes que nos conduzam em última análise ao nosso propósito de vida.

No entanto este processo não é fácil, e assim como apirâmide das necessidades de Maslow em que as necessidades são preenchidas por prioridade, é muito difícil definir objetivos senão dominarmos as nossas tarefas e rotinas diárias em primeiro lugar.

Carreira

A minha carreira está estagnado há já alguns anos, principalmente por falta de objetivos concretos de progressão. No entanto, sinto-me relativamente confortável, e tenho alguma qualidade de vida. Talvez por isso nunca tenha tido uma motivação forte de progressão, com a exceção de uma maioe compensação financeira, que acaba agora por ser colmatada com o investimento na bolsa.

No artigoIdeias para Encontrar um Grande Propósito de Carreira ou Profissional, foi verificado que este propósito pode ser conseguido de múltiplas formas, não estando limitado apenas à progressão tradicional na carreira para cargos com maior poder e remuneração.

Se estivesse atualmente num cargo mais acima na minha organização, possivelmente não teria tempo para dedicar a outras atividades, pois inevitavelmente trabalharia mais horas e teria de participar em mais reuniões de trabalho.

Como se costuma dizer “fecha-se uma porta, abre-se uma janela”.

Trabalho de autor (escrita)

Sem dúvida nenhuma, uma das áreas em que investi mais nos últimos dois anos foi a escrita. Primeiro com a conclusão de uma tese de mestrado em 2018, e depois para não perder o momento iniciei este blogue onde tenho publicado artigos regularmente, muitas vezes diariamente.

Em 2019 iniciei também um site para acompanhar as minhas negociações na bolsa de valores e organizar a estratégia de investimento. Este novo site é em grande parte responsável pelos bons resultados que tenho tido.

Tenho uma ideia para a publicação de dois livros, em áreas distintas que provavelmente irão ser desenvolvidas oportunamente. A decisão neste momento prende-se com o facto de escrever um ou os dois livros em simultâneo. Hoje em dia não basta escrever esperando que os leitores apareçam. Tanto ou mais importante que a escrita, é criar uma plataforma de autor para promover o trabalho que inclui uma série de atividades, e isto exige mais disponibilidade de tempo.

Mindfulness

O conceito de mindfulness tem sido muito falado nos últimos anos, e por uma boa razão. Trata-se de  uma técnica  de meditação comprovada e suportada por vários estudos científicos, no alívio de condições como o stress, ansiedade, obsessões, compulsões e depressão.

O mindfulness é uma filosofia com origem na meditação budista, mas utilizada atualmente num contexto secular. A sua técnica é bastante simples e consiste em focarmo-nos no momento presente em sensações como a respiração, pensamentos, emoções ou sentimentos sem qualquer julgamento.

Aterapia cognitivo comportamental (TCC) desenvolvida no século XIX tem muitas das suas teorias emprestadas do mindfulness. A principal diferença entre a TCC e o mindfulness é que primeira analisa o momento presente através de vários exercícios escritos e tenta categorizar as distorções cognitivas. No mindfulness apenas nos limitamos a observar o momento presente e não existem estes exercícios escritos.

Na minha opinião, para quem tem algum distúrbio mental, deve iniciar por uma opinião médica, seguida da TCC. Depois das emoções controladas, e do pior passar, pode utilizar o mindfulness como medida de prevenção de recaídas.

O mindfulness pode ser praticado em qualquer circunstância, desdepraticar yoga, fazer uma caminhada, sentir a respiração, comer uma refeição e praticamente qualquer outra atividade.

Como os meus pensamentos têm tendência para estar acelerados com preocupações e planos constantes, vou estar mais consciente em aplicar o mindfulness na minha vida. Como é impossível estar sempre em modo zen (as preocupações e planos também têm o seu lugar ), este blogue serve como uma fuga ao modo presente para aprender com o passado e refletir em soluções de vida (do inglês life hacking) para o futuro.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Informação legal

Este blogue transmite a opinião do autor e pode conter imprecisões. Nas suas decisões, faça a sua própria pesquisa ou procure ajuda de um profissional.