Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Dailies Edição #5: Momento de viragem

Secretária com máquina de escrever, agenda, caneta e café

Esta é a edição semanal da rubrica The Dailies, uma retrospetiva da semana que passou a nível da minha produtividade pessoal e o planeamento para a semana seguinte.

Confesso que ao escrever estas linhas sinto-me muito entusiasmado por ver que o trabalho árduo dos últimos meses (e anos) começa a dar frutos, e nas áreas menos esperadas.

A nível profissional, à exceção do salário, encontro-me satisfeito com o trabalho que desempenho na minha organização. Tenho a possibilidade de participar e liderar projetos de grande dimensão com um horário decente.

Infelizmente, as possibilidades de progressão internas são muito reduzidos, para não dizer anémicas, pelo que tenho tentado sempre compensar externamente esta situação.

Depois de ter tentado várias formas de produzir rendimentos extras sem sucesso, eis que surge uma janela de oportunidade, num âmbito que menos esperava, o investimento nos mercados financeiros, e através do trading (Ler o meu artigo anterior para saber mais sobre este mecanismo de investimento com a parte dois do resumo do livro como Como Fazer Crescer o Seu Dinheiro ao Longo da Vida de Pedro Barata).

Já há alguns atrás tinha tentado fazer este tipo de investimento com resultados negativos. Por isso no final do ano passado retomei esta atividade com algumas reservas, e com a função de apenas ter um retorno um pouco melhor que os atuais juros dos depósitos a prazo ou certificados de aforro.

Neste momento as minhas expetativas para o futuro na área das finanças pessoais são muito otimistas prevendo a curto prazo realizar nos mercados financeiros o valor de 30 a 40% do meu ordenado atual.

O trading envolve riscos consideráveis, podendo ganhar-se muito dinheiro como perder. Para gerir este risco é preciso dedicar tempo ao estudo dos mercados com uma boa gestão financeira e não arriscar em produtos complexos para o entendimento do próprio. A grande vantagem, e ao contrário da maioria das organizações onde trabalhamos, é que os mercados premeiam a dedicação e o mérito.

Além dos investimentos financeiros, estou envolvido em mais dois projetos pós-laborais. A consultoria externa na minha área profissional e o coaching em produtividade pessoal e gestão do tempo. Estes projetos não estão a ser monetizados, significando que não estou a obter quaisquer rendimentos dos mesmos.

Para uma melhor gestão do tempo, durante a próxima semana um destes projetos pós-laborais terá de ficar pendente, neste caso o coaching. Escolho assim prosseguir com a consultoria na minha área profissional.

A técnica dos blocos de tempo irá estar bastante facilitada durante a próxima semana. Nesta técnica é reservado tempo no calendário apenas para as atividades importantes, não se devendo sobrecarregar o calendário para dar espaço aos imprevistos.

De reparar também que nos blocos de tempo não descrimino as tarefas, e apenas menciono a área em que vou trabalhar. Quando chega o momento do bloco de tempo consulto a minha lista de tarefas e escolho o que vou fazer. Isto tem a grande vantagem se por algum motivo não conseguir trabalhar no bloco de tempo previsto, não ter de modificar os eventos do calendário. Num artigo posterior irei descrever como crio as minhas listas de tarefas.

Os blocos de tempo atribuídos para a próxima semana:

-Segunda-feira: finanças pessoais 1 a 2 horas, consultoria 2 horas.

-Terça-feira: finanças pessoais 1 a 2 horas, consultoria 2 horas.

-Quarta-feira: finanças pessoais 1 a 2 horas, consultoria 2 horas.

-Quinta-feira: finanças pessoais 1 a 2 horas, consultoria 2 horas.

-Sexta-feira: finanças pessoais 1 a 2 horas, consultoria 2 horas.

Termina assim esta edição da rubrica semanal do The Dailies, o diário da minha produtividade pessoal.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D