Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Daily Habit

Diário de produtividade pessoal

The Dailies Edição #7: Consolidação da produtividade pessoal

Secretária com máquina de escrever, agenda, caneta e café

Esta é a edição semanal da rubrica The Dailies, uma retrospetiva da semana que passou a nível da minha produtividade pessoal e o planeamento para a semana seguinte.

A necessidade de desenvolver o networking

A nível de conhecimentos técnicos já atingi a maturidade no meu serviço, talvez pelos mais de 15 anos de serviço e experiência profissional em projetos de relevância. Importa manter-me atualizado com formação contínua e acima de tudo desenvolver e aplicar as competências de relacionamento humano, principalmente o networking que considero a mais importante competência para a possibilidade de progressão na carreira.

Consultoria pós-laboral

Paralelamente ao meu emprego estou a criar novos serviços de consultoria em part-time. Uma vez que as horas são limitadas no pós-laboral, importa encontrar um foco de serviço que o mercado valorize. Neste momento estou a escrever artigos sobre a área da consultoria que quero promover pretendendo de seguida fazer uma série de seminários temáticos. De acordo com David Maister, um conhecido consultor para empresas na área dos serviços, este é o melhor caminho preconizado para promover os serviços de um negócio, vindo descrito no seu livro Managing the Professional Service Firm.

Serviços de coaching em stand by

Já tinha manifestado aqui no blogue que desejava desenvolver serviços de coaching e formação em produtividade pessoal e gestão do tempo. De momento este projeto está em stand by por uma questão de gestão de prioridades, mas ainda este ano penso retomar esta iniciativa. O objetivo é dedicar um mês lá mais para frente criando conteúdos nesta temática. Pretende-se que as pessoas que queiram desenvolver as suas competências de gestão do tempo, o possam fazer de uma forma sistemática, e de acordo com o seu grau de conhecimento e experiência, isto tudo de uma forma gratuita para os auto-didatas.

Finanças pessoais

Não importa o dinheiro que ganhamos, mas sim o que poupamos e como o investimos. A carência da literacia financeira da população no geral é escassa. O mais grave é que se aplicarmos todas as nossas poupanças nos depósitos a prazo correntes com os juros atuais abaixo da taxa de inflação, no futuro o nosso dinheiro irá valer menos do que hoje em termos de poder de compra. É preciso educar-nos financeiramente devendo cada um escolher as suas aplicações de investimento consoante os seus conhecimentos e capacidades de gestão do risco.

A semana que se segue

Estou a utilizar à cerca de três anos a técnica de gestão do tempo baseada no método GTD, tendo obtido grandes resultados incríveis com o mesmo. Este método tem como ponto forte a sua flexibilidade, baseando-se na criação de listas de tarefas e colocando no calendário apenas os compromissos como reuniões de trabalho ou consultas médicas por exemplo. O objetivo é deixar a agenda o mais livre possível para fazer o que é mais apropriado no momento e acomodar os inevitáveis imprevistos.

Esta semana não utilizarei os blocos de tempo e dias temáticos como parte do planeamento semanal, estando assim mais próximo das recomendações originais do método GTD. De referir que isto só é possível após alguma experiência com o método, sendo que para os iniciantes nas técnicas de gestão do tempo é desejável agendarem tempo nos seus calendários atempadamente para as tarefas mais importantes. No entanto não se deve abusar do calendário para colocar tarefas, e de modo a evitar frustrações de tarefas agendadas que não são executadas.

É tudo nesta edição do The Dailies, regressando para a semana com nova rubrica.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub